Governo Municipal e Embasa discutem projeto de esgotamento sanitário para Campinhos e Simão

O prefeito em exercício, Luís Carlos Dudé, recebeu hoje (13) o gerente substituto da Embasa, Gilmar Costa, e a gerente da divisão de esgotamento sanitário, Paloma Andrade, a fim de tratar da implantação do sistema de esgotamento sanitário na região de Campinhos e Simão.

Dudé disse esperar que a obra seja incluída no orçamento do governo estadual para o ano de 2023. Segundo o gestor existe a expectativa da população de Campinhos e Simão pela pavimentação de vias dos dois bairros, mas a Prefeitura só poderá fazer o asfaltamento depois que o sistema de esgotamento sanitário estiver devidamente funcionando.

“A prefeita Sheila Lemos já tem buscado isso. O sentimento dela é de fazer essa obra de saneamento e de esgotamento, que é tão importante para aquela área. E a gente tem dado celeridade a isso”, disse o prefeito em exercício. “Esse assunto foi tratado aqui de forma muito aberta e franca, com a direção da Embasa e a presença do vereador Dinho dos Campinhos”, finalizou Dudé.

Gilmar Costa esclareceu ao prefeito que a Embasa já dispõe de um projeto para atender àquela comunidade, mas, como o estudo foi elaborado há mais de dez anos, e considerando que houve, nesse período, um considerável aumento populacional, está em andamento um processo de revisão da ideia inicial.

Ainda de acordo com Gilmar, o projeto prevê a implantação de três estações elevatórias. Assim que a revisão do projeto for concluída, terá início a etapa referente ao orçamento – o qual, segundo o gerente substituto, seria algo entre R$ 14 milhões e R$ 16 milhões – a depender da licitação dos insumos e dos materiais. Em seguida, a empresa passará à busca por recursos para, enfim, poder dar início ao processo de licitação da futura obra.

“Já estamos fazendo a revisão do projeto. Isso demanda algum tempo e vai precisar, também, de aprovação de orçamento para, posteriormente, licitar. É uma obra de grande monta, de valores substanciais”, informou Gilmar Costa.


Também participaram da audiência o vereador Dinho dos Campinhos, os secretários municipais Luís Paulo de Souza, de Desenvolvimento Rural; Lucas Dias, do Gabinete Civil, e Jackson Yoshiura, de Infraestrutura Urbana, além de Lucas Batista, assessor interino.

Advertisement