Guarda Municipal participa de curso sobre táticas de abordagem pessoal*


A partir desta segunda-feira (18), no Cemae, a Guarda Municipal de Vitória da Conquista passa por momentos de aprendizado teórico, como parte do processo de qualificação contínua priorizado pelo Governo Municipal. Estarão envolvidos os dois grupamentos que formam a corporação: o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) e a Ronda Escolar.

Em um curso com uma carga total de 20 horas, todos os guardas municipais, divididos em quatro turmas, terão aulas sobre táticas de abordagem e busca pessoal – um tipo de procedimento que o comandante Cristóvão Lemos reconhece ser de extrema complexidade. “A abordagem é bem complexa, pois põe em risco a vida da sociedade e também do agente que faz a abordagem”, observa.

Segundo Lemos, a qualificação envolverá a legislação sobre o tema e o uso da força progressiva. Haverá ainda oficinas e análises de vídeos que mostram, como exemplo, casos que se tornaram famosos, na região e também em âmbito nacional, de abordagens feitas de forma correta e incorreta.

Após a parte teórica realizada no Cemae, os guardas passarão por aulas práticas na área do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, quando exercitarão a maneira como devem agir no cotidiano ao abordar pessoas nas ruas – dando ênfase às formas de se abordar adequadamente pessoas categorizadas em públicos mais expostos à vulnerabilidade social.

Nas aulas práticas, haverá a simulação de ações reais com a viatura e a abordagem de transeuntes – sempre sob a avaliação do comando. “Dentro dessa abordagem, a gente frisa muito como tratar pessoas em situação de rua, mas também transexuais, mulheres, adolescentes, estudantes, idosos”, explica comandante Lemos.

“A gente vai simular uma central de comunicação. Eles saem com a viatura e vão ser avaliados. É o chamado POP, que é o procedimento operacional padrão”, explica o capitão. “Tudo isso é para que não se cometam erros. Somos humanos e passíveis de erro, mas a gente tenta diminuir isso com treinamentos, técnicas, táticas e qualificação profissional”, garante o comandante.

Advertisement