Conquista: Guarda Municipal se prepara para desfilar no 7 de Setembro com banda de música própria

A 40 dias das comemorações da Independência do Brasil, a Guarda Civil Municipal (GCM) se prepara para participar pela primeira vez do evento, que será retomado após dois anos de pandemia. Ao todo, 120 guardas devem desfilar pela Avenida Integração, grande palco da festa cívico-militar.

Para marcar o momento e presentear o público, os guardas serão conduzidos pela recém-formada banda de música da GCM, batizada, a pedido dos próprios integrantes, de “Banda de Música Maestro Alvinho”, em homenagem ao ex-regente da Filarmônica Aurora da Juventude e da Maestro Vasconcelos. O grupo musical promete ser o diferencial no desfile da Guarda, antecipa o comandante Cristóvão Lemos.

Ao todo, são 20 componentes, dos quais três são guardas e os demais, policiais militares da reserva, ex-alunos do Colégio da PM e músicos conhecidos da comunidade. A regência fica sob a responsabilidade do Maestro Wellington Cruz, também da PM. Para estar afinado no dia da apresentação, o grupo tem ensaiado no Centro Cultura Glauber Rocha.

“Não poderíamos ficar de fora desse momento do 7 de Setembro, em que demonstraremos todo nosso civismo, patriotismo e amor ao Brasil e a nossa cidade. Será um orgulho muito grande desfilar ao som de uma banda com essa qualidade”, ressaltou o capitão Lemos, lembrando que o grupo foi formado com o apoio do Maestro Agnaldo Santana, da Polícia Militar (PM).


Jorlan aguarda com ansiedade dia da apresentação

Guarda municipal, Jorlan dos Santos, toca trombone de vara há nove anos e já participou por dois anos da Filarmônica Maestro Vasconcelos. Ele não vê a hora de retornar à avenida, dessa vez, na banda da GCM. “Pra mim, está sendo uma excelente oportunidade e uma emoção grande”, contou Jorlan, que espera que esse seja o pontapé para a GCM ter uma banda permanente.

Além da banda e de parte do efetivo, para abrilhantar o desfile do 7 de Setembro intitulado “Distritos Conquistenses: Contribuições e Valores para o Sertão da Ressaca”, a GCM levará à avenida 37 crianças, filhos de guardas e de amigos da corporação, numa espécie de “guarda mirim”, e oito viaturas.

O comandante Lemos diz que o projeto é manter o grupo, para apresentações em outras datas e eventos. “Essa é a nossa intenção. Formar a banda da GCM, inclusive com a participação de mais guardas municipais, para que a gente se apresente em eventos do Município, em escolas municipais”, contou o capitão Lemos.

Advertisement