Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva realizou 5.290 procedimentos somente em agosto

O Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) é referência em medicina física e reabilitação, prestando assistência a pessoas com deficiência física, auditiva e motora e atende, além da população de Vitória da Conquista, moradores de outros 73 municípios da macrorregião sudoeste. Somente no mês de agosto, foram realizados 5.290 procedimentos pelo serviço.

A coordenadora do Cemerf, Bruna Ferraz, detalhou o trabalho realizado pelo órgão. “No que diz respeito a reabilitação física, a gente trabalha com pacientes que têm alguma lesão neurológica, seja através de traumas, acidentes automobilísticos ou acidente vascular cerebral. E no que diz respeito a reabilitação auditiva, pacientes que possuem alguma perda auditiva. Então a gente trabalha com a reabilitação, os atendimentos e com a concessão de equipamentos que devolvem a essas pessoas a sua reabilitação, seja pra questão funcional ou social, pra sua qualidade de vida”, explicou, acrescentando que o Centro também tem serviço de concessão de bolsas de ostomia e orientação a pacientes.

Bruna Ferraz

O Cemerf conta com uma equipe multiprofissional que inclui pediatra, ortopedista, psicólogo, nutricionista, fonaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, otorrino, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem. Os pacientes podem procurar o serviço por livre demanda ou por encaminhamento de outra instituição de saúde.

Usuária do Cemerf, há sete meses, Darli Amorim Alves procurou o serviço pela primeira vez, em busca de atendimento para o filho Artur, que nasceu prematuro. Hoje, com um ano e quatro meses de idade, ele recebe cuidados de fisioterapeuta, pediatra e nutricionista. “Acho ótimo, atendimento muito bom. Está sendo muito bom mesmo, tem ajudado bastante no desenvolvimento dele e na coordenação motora, bem legal”, avaliou Darli.DarliIvonete

Quem recebe os cuidados nas mesmas especialidades é Gabriele, de 11 meses, neta de Ivanete Santos Barreto, que desde os quatro é atendida pela equipe do Cemerf. “O atendimento aqui é ótimo, muito bom mesmo. Eles são muito atenciosos e muito profissionais. Eu admiro muito a profissão deles, muito dedicados”, enfatizou Ivanete.

Reforma e ampliação

O Cemerf está passando por um processo de ampliação, que permitirá ao serviço oferecer também reabilitação visual e cognitiva e intelectual. A obra do novo espaço já foi concluída e aguarda apenas uma vistoria final. Enquanto isso, estão em andamento os processos para contratação profissional e aquisição do mobiliário.

Advertisement