Prefeita Sheila Lemos e equipe conhecem novas instalações do Lar da Terceira Idade

Instituição atende 12 idosos, no momento

Cuidadores e idosos do Lar da Terceira Idade receberam na manhã desta sexta-feira (9), a visita da prefeita Sheila Lemos, do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e equipe. Na oportunidade, a gestora conheceu as novas instalações do abrigo para idosos institucionalizados.

Segundo a prefeita, a responsabilidade de cuidar dos idosos deve ser dividida por todos. “As parcerias são necessárias, porque o poder público sozinho não conseguiria atender a demanda. É muito importante esse fortalecimento de vínculos com as instituições da sociedade civil”, comentou. Ela aproveitou para fazer uma avaliação do novo espaço: “Essa instituição passou por uma grande remodelagem na estrutura. As instalações eram muito precárias, mas, graças às pessoas de bom coração, os idosos estão sendo atendidos com toda a dignidade que eles merecem, e com o apoio da Prefeitura”.

 

 

A diretora-presidente do Lar da Terceira Idade, Luzinete Alves, disse que atualmente 12 idosos estão abrigados na unidade, mas a expectativa é poder abrigar, em breve, 33 idosos, e ao final de todas as etapas de ampliação atingir a capacidade de 50. “Nós somos felizes hoje, por poder ofertar a esses idosos uma moradia digna, com cuidado diferenciado, porque é o que a pessoa idosa merece. E nós estamos aqui como equipe para ofertar ao município esse cuidado para com a pessoa idosa, por isso estamos buscando essa parceria com a Prefeitura, para que Conquista consiga ter um olhar diferenciado para com a pessoa idosa”, ressaltou Luzinete.

Atualmente, a Instituição de Longa Permanência (ILPI) é acompanhada e orientada pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, no que se refere à inscrição junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para que possa acessar os recursos do Fundo Municipal da Assistência Social e do Fundo Municipal do Idoso, que está sendo implementado no município este ano. “A Semdes tem buscado uma maior conexão com as organizações da sociedade civil. Para isso, foi criado um setor exclusivo para o apoio técnico a essas instituições, que é a Gerência de Apoio Técnico à Rede Socioassistencial Privada”, explicou Michael Farias.

Advertisement