Vacinação antirrábica imunizou cães e gatos em 26 pontos de vacinação neste sábado

Foi realizado neste sábado (17), em Vitória da Conquista, o Dia D de vacinação contra a raiva para cães e gatos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a ação com a expectativa de imunizar 20 mil animais entre 8h30 e 16h30. Para isso, houve atendimento em 23 unidades de saúde, na Clínica Escola de Medicina Veterinária UniFTC (bairro Recreio), no Centro Cultural Glauber Rocha (bairro Brasil) e no Estádio Lomanto Júnior (bairro Candeias). Nesses dois últimos, o serviço estava disponível para pedestres e drive-thru.

O coordenador municipal do Setor de Controle de Zoonoses, Luís Cláudio Oliveira, lembrou que a raiva é uma doença considerada 100% letal para os humanos, e o objetivo é evitar a circulação do vírus e manter o município livre da doença. “São raríssimos os casos de cura em humanos, e quem ficou curado teve uma sobrevida muito ruim. Então, a gente prefere fazer uma ação dessas, prevenindo, do que a gente ter um futuro caso de raiva”, explicou.

Luiz Humberto Rocha aproveitou o drive-thru do Centro Cultural Glauber Rocha para ir com a família vacinar os quatro gatinhos. Ele contou que foi bem recepcionado pela equipe e elogiou a ação. “Boa iniciativa da Prefeitura Municipal, pois na cidade tem dezenas de milhares de cães e gatos. Parabéns pela iniciativa”, destacou.

Quem também esteve por lá foi Ângela Andrade, que não perdeu a oportunidade de imunizar a sua cachorra Pandora. “A gente protege os nossos pets contra a raiva e cuida deles. Pessoal muito competente e preparado pra essa ação”, avaliou.

Na Unidade de Saúde da Família da Urbis V, o movimento também foi intenso durante a manhã. Luciana Alves e a filha, Sofia, levaram a cadelinha Pipoca para vacinar. “A ação é válida, é necessária e eu gostei. Muito importante, que todos venham”, convidou.

Arnaldo Moraes e a esposa Ilma também foram imunizar os bichinhos: os cachorros, Kiko e Jade, e a gatinha Lili. Ele parabenizou o trabalho realizado nesta campanha. “É muito importante essa vacinação na nossa cidade, porque ajuda muito na parte de economia, e a gente não precisa pagar a vacina e nem procurar um veterinário. O atendimento aqui é nota mil”, disse.

Campanha antirrábica
A vacina contra a raiva é aplicada em dose única e ofertada anualmente, de forma gratuita, pelo SUS. Neste ano, a ação já foi realizada em mais de 250 localidades da zona rural, imunizando 19.135 animais.

A SMS também levou a vacinação aos condomínios residenciais Campo, Lagoa Azul II e Parque das Flores, no bairro Campinhos, e no Ipê e Jequitibá, no bairro Miro Cairo. No total, foram vacinados 1.072 cães e gatos.

Advertisement