Experiência da Secretaria de Saúde contribui para implantação do Cuidado Farmacêutico nos municípios brasileiros

Os farmacêuticos Pablo Maciel e Erlan Cangussu, que atuam na Farmácia da Família II/Farmácia Escola da Ufba, participaram na última semana de um evento em São Paulo, promovido pelo Hospital Oswaldo Cruz, levando a experiência de Vitória da Conquista com a implantação do Cuidado Farmacêutico na rede de Atenção Primária para apoiar e capacitar outros municípios brasileiros nesse mesmo objetivo.

Os dois farmacêuticos foram selecionados para atuar neste projeto como Consultores Técnicos Regionais em virtude das atividades de Cuidado Farmacêutico que já desenvolvem no município, em conjunto com outros farmacêuticos. “Esse cuidado consiste no atendimento clínico farmacêutico com o objetivo de identificar e manejar problemas e necessidades relacionadas à farmacoterapia e ao uso de medicamentos pelos pacientes que convivem com alguma doença crônica, a exemplo da hipertensão e diabetes”, explicou Pablo Maciel, farmacêutico da rede municipal.

O trabalho tem demonstrado resultados exitosos que contribuem para melhorar as condições de saúde, influenciando diretamente na qualidade de vida dos conquistenses. “É um projeto que a gente acredita ser divisor de águas no cuidado farmacêutico na Atenção Básica. Estamos bem felizes em levar essa experiência do trabalho que a gente desenvolve em Vitória da Conquista, fruto da parceria da Prefeitura com a Ufba, para farmacêuticos do Brasil inteiro, é realmente algo fabuloso”, afirmou o farmacêutico da Ufba, Erlan Cangussu.

 

O evento contou com a participação de representantes de mil municípios brasileiros e foi uma ação estratégica financiada pelo Ministério da Saúde e com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), para fomentar a qualificação dos serviços clínicos de assistência farmacêutica nos municípios do Brasil.

Cuidado Farmacêutico em Vitória da Conquista

A Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou o Cuidado Farmacêutico nas Farmácias da Família desde 2012, quando inaugurou a Farmácia da Família I. Nos últimos anos, o serviço recebeu mais investimentos em estrutura física, com a qualificação das Farmácias da Família, contratação de estagiários de farmácia e farmacêuticos.

Aliado a isso, foi estreitada a parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Campus de Vitória da Conquista, com equipamentos automáticos para aferição de pressão arterial e o Point Of Care Testing (POCT) para aferição de hemoglobina glicada e perfil lipídico, ferramentas fundamentais para a avaliação dos pacientes com doenças crônicas, com vistas a reduzir o impacto das doenças cardiovasculares.

Dada a importância deste serviço para a população, a SMS também publicou portaria recente, tornando esse serviço uma ação estratégica que faz parte da rede municipal de saúde, disponível gratuitamente para a população.

Advertisement