Caav oferece testagem gratuita para detecção da sífilis durante Semana Municipal de Combate à doença

Até sexta-feira (28), o Centro de Atenção à Vida (Caav) está realizando a Semana Municipal de Combate à Sífilis, oferecendo o teste rápido para detecção da doença, para qualquer pessoa sexualmente ativa que tiver interesse. O teste está sendo feito em um estande em frente à sede do Caav e o resultado sai em até 20 minutos.

Ao longo de outubro, a equipe tem intensificado as ações voltadas para a prevenção, enfrentamento e tratamento da sífilis no município. “É uma doença que é tratável e curável e aqui no serviço oferecemos todo o processo, desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento dos pacientes diagnosticados. A nossa campanha é para que as pessoas possam conhecer o seu estado sorológico para começar o tratamento em tempo oportuno [em caso confirmativo]”, ressaltou a coordenadora do Caav, Riviane Santana.

A estudante Iasmin Almeida, 17 anos, soube da campanha e procurou o serviço junto com uma amiga para fazer o teste rápido de sífilis. “Acredito que é sempre bom a gente adquirir conhecimento e foi indicado o serviço aqui do Caav para gente fazer o teste para saber se a gente não tem alguma coisa e ainda não sabe”, contou.

Ações de rotina também são realizadas pelo Caav em escolas e faculdades para alcançar o público mais jovem. Neste ano, até o mês de setembro, foram diagnosticados 299 casos de sífilis adquirida, sendo que 48,16% são pessoas na faixa etária entre 20 e 34 anos. “A gente busca alcançar todas as idades nessas ações e o público mais jovem é o que tem apresentado uma maior prevalência de casos. Então, vamos até esses espaços para fazer ações educativas sobre as ISTs e a testagem em massa desse público-alvo”, complementou a coordenadora do serviço.

Caso o resultado do teste seja positivo para sífilis, a equipe do Caav faz o encaminhamento para outros exames confirmatórios e disponibiliza o tratamento que é feito na própria unidade, pelo SUS.

 

O Caav está localizado na Praça João Gonçalves, próximo à Prefeitura, e é um serviço de referência da rede municipal para o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Advertisement