Hospital Municipal Esaú Matos realiza atividades lúdicas no Mês das Crianças

Durante todo o mês de outubro, em que se comemora o Dia das Crianças, o Hospital Municipal Esaú Matos está realizando diversas atividades lúdicas voltadas para seus pequenos pacientes. As crianças que estão internadas ou sendo atendidas no pronto-socorro do hospital participam de ações recreativas que visam tornar mais tranquilos os momentos de estresse durante a recuperação da saúde e proporcionar bem-estar no ambiente hospitalar.

As ações foram realizadas pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), em parceria com o setor de Práticas Integrativas e com a Coordenação de Pediatria. De acordo com a vice-coordenadora do GTH, Cris Moura, entre as ações estão o teatrinho sobre alimentação saudável com a nutricionista Isabella Pinheiro, cineminha com pipoca, escultura com balões, pintura facial, personagens de desenhos fazendo a animação da criançada, louvor com músicas infantis, contação de histórias, com direito a fantasias das princesas da Disney e musicoterapia junto ao leito para a criançada.

De acordo com Diogo Azevedo, diretor-geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, que mantém o Hospital Esaú Matos, já é tradição que essa celebração aconteça ao longo de todo o mês. “Esse projeto visa acalentar um pouco os pequenos que estão em regime de internação hospitalar e os que procuram assistência na emergência do Hospital”, destaca o diretor.

Já a médica Sarah Minah Almeida, coordenadora pediátrica, explica que diversos estudos científicos comprovam o papel positivo da ludoterapia e atividades recreativas na recuperação de pacientes internados. “Reduzir o estresse, trazer momentos de descontração e alegria, bem como de interação social são os objetivos centrais destas atividades. Além disso, destacamos a satisfação dos pais e familiares em ver que os seus entes estão se recuperando de forma mais rápida, podendo receber alta hospitalar”, afirma a pediatra.

Advertisement