No dia do Conselheiro Tutelar, Semdes homenageia os 15 profissionais que atuam em Vitória da Conquista

Os 15 profissionais que atuam nos conselhos tutelares do município foram homenageados pela passagem do seu dia, nesta sexta-feira (18), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O evento aconteceu no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente,

Os conselheiros tutelares atuam na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes que tiveram os direitos violados ou ameaçados. Em Vitória da Conquista, os profissionais estão distribuídos em três Conselhos Tutelares: Zona Leste, Zona Oeste e Zona Rural.

“Hoje foi preparada uma programação pra eles, em homenagem a esses guerreiros, esses profissionais que são tão importantes na vida de cada criança e adolescente que são vítimas”, afirmou a coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Carla Mascarenhas. Ela também fez uma orientação à comunidade: “Toda vez que a população perceber que uma criança está tendo seus direitos violados, ela pode ligar para o Disque 100, ou para o Conselho Tutelar, e fazer a denúncia, e essa denúncia pode ser anônima, não precisa ser identificada.”

Coordenadora do Conselho Tutelar da Zona Leste, Fernanda Silva da Cruz falou sobre a alegria em ver o seu trabalho sendo valorizado. “Para nós é uma alegria estar comemorando hoje. Pra nós é um orgulho ser conselheiro tutelar em Vitória da Conquista, uma cidade que é pioneira nas políticas e garantias da criança e do adolescente. Pra gente é uma grande alegria ser reconhecido”, afirmou.

Fernanda Cruz e Carla Mascarenhas

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Leda Freitas, lembrou que neste ano o Conselho Tutelar completou 31 anos de atuação em Vitória da Conquista, com um importante papel na rede socioassistencial. “Esse órgão, para o nosso município, é de extrema importância, porque nas violações de direito, quem primeiro chega é o Conselho Tutelar, e dali é encaminhado para a nossa rede”, disse.

Também participaram da mesa de homenagens o assessor especial da Semdes, Augusto Leal, representando o secretário Michael Farias; a coordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Uesb, Luciana Rocha Prado; e a conselheira tutelar Jocione Fonseca Prado.

Valorização profissional
O Governo para Pessoas reconhece e valoriza o importante papel desempenhado pelos conselheiros tutelares em Vitória da Conquista. No dia 18 outubro, a prefeita Sheila Lemos sancionou a Lei nº 2.697, autorizando a concessão de reajuste salarial para os profissionais, com efeito retroativo a 1º de maio.

Advertisement