Com ações da SMDR Prefeitura investe em assistência técnica e qualidade de vida na zona rural


Vitória da Conquista tem uma das áreas rurais mais extensas da Bahia e do Nordeste do Brasil. Ao todo, são 11 distritos e mais de 300 povoados, onde se estima que residam mais de 40 mil moradores. Para proporcionar maior qualidade de vida no campo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) atua em diferentes frentes, desde o incentivo à melhoria da produção à infraestrutura.

Este ano, o trabalho foi considerado bastante positivo, segundo p titular da pasta, Luis Paulo Sousa, que assumiu a SMDR no início de janeiro com o desafio de fortalecer as políticas públicas para a área rural do município. “O ano de 2022 foi de muito trabalho, quando buscamos levar as ações de governo a toda essa extensa zona rural, com seus 3.200 km², com serviços de qualidade e cumprindo o lema de gestão da prefeita Sheila Lemos que é o de cuidar das pessoas”, afirmou o secretário.


Equipe de Poções

Equipes de Barreiras e Ipirá

Todo esse trabalho tem servido de referência para outros municípios baianos, cujas equipes gestoras vieram conhecer os projetos desenvolvidos pela SMDR, a exemplo da produção de mudas de umbu gigante para distribuição, ação que beneficiou 500 agricultores familiares conquistenses. A equipe da SMDR também buscou novas técnicas em outras cidades, como Tanhaçu, onde conheceu uma plantação de limão-taiti. Os técnicos retransmitem os conhecimentos adquiridos com essas experiências aos pequenos produtores do município.

Equipe da SMDR em Tanhaçu

Capacitação

Incentivo à agricultura familiar
Também em 2022, a SMDR selou uma parceria com o engenheiro agrônomo e ex-reitor da Uesb, Abel Rebouças, pós-doutor na área de fruticultura, para uma consultoria especializada e gratuita em citricultura. A iniciativa é voltada ao corpo técnico da secretaria e envolve treinamentos, inclusive, com visitas de campo a plantações, como foi o caso de Tanhaçu.

O carro-chefe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural é o programa Vamos Produzir, que tem a proposta de fomentar a produtividade de micro e pequenos agricultores de Vitória da Conquista, com parceiros como Uesb, Coopmac, Senar, BNB e Banco do Brasil. A partir do programa, a SMDR já implantou nove campos de observação de cítricos, em parceria com agricultores familiares em localidades conquistense, a exemplo de Roçadinho, Capinal e Assentamento Cipó. Outro campo experimental implantado foi o da mandiocultura em Campo Formoso. Ainda nessa perspectiva, com a assistência técnica da Prefeitura, produtores de Dantelândia conseguiram financiamento para reativar a casa de farinha da comunidade.

Casa de Farinha

Semana do Produtor de Leite

Outra importante ação da SMDR este ano foi a realização da 1ª Semana do Produtor de Leite de Vitória da Conquista, que discutiu questões relacionadas ao consumo de laticínios e ao fortalecimento da cadeia produtiva leiteira e à valorização do produtor. Mais de mil pessoas, entre pequenos e médios produtores rurais e estudantes de agronomia e medicina veterinária, muitas vindas de outros 31 municípios, participaram do evento.

O produtor Arnaldo Ferreira, que administra um abatedouro de frango, recebeu o primeiro selo emitido

Foi este ano que a SMDR, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, oficializou o selo de certificação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), com o objetivo de regularizar produtos e serviços e garantir ao consumidor de que o produto que está sendo comercializado é de qualidade e fiscalizado pelos órgãos de controle.

Entre as atividades de apoio técnico, a SMDR atuou na preparação de terras de pequenos agricultores, como forma de incentivar o plantio e reduzir os gastos. Ao todo, foram 350,47 hectares de terras aradas, beneficiando centenas de agricultores familiares de diferentes localidades do município.

Aração de terra

Abastecimento de água
A maior parte do município de Vitória da Conquista está localizada no semiárido e sofre com a carência de recursos hídricos. Para minorar o sofrimento das famílias e auxiliar o homem do campo no enfrentamento à seca a Prefeitura abre e cuida de aguadas e açudes e distribui água potável por carros pipas. Este ano, nove caminhões-pipa lotados na SMDR, além dos que atuam diretamente com a Defesa Civil, distribuíram mais de 46 milhões de litros, atendendo, aproximadamente, 18.211 famílias até novembro.

Além disso, foram realizadas mais de 170 manutenções nos sistemas simplificados de água e nos 238 nos conjuntos de motobombas, bem como substituídos mais de quatro mil metros de cano, que levam a água dos sistemas para os povoados. Em diferentes localidades, foram instaladas 21 caixas com capacidade para o armazenamento de 10 mil litros de água potável destinada ao uso dos moradores.

A equipe da SMDR também realizou os serviços de acompanhamento técnico e manutenção dos sistemas de tratamento de água, disponibilizando os equipamentos, bem como de manutenções preventivas e corretivas em sistemas de dessalinizadores.

Estradas
A situação das estradas vicinais de distritos e povoados não ficou fora do radar da secretaria. Foram 374 km de estradas patroladas e cascalhadas, somente até o mês de novembro, contribuindo para o escoamento da produção, e garantindo o ir e vir dos moradores e para o tráfego de veículos. Além disso, recentemente, a SMDR adquiriu uma máquina roçadeira lateral que, acoplada a um trator, corta o excesso de mato nas margens das estradas rurais.

A SMDR trabalhou, por exemplo, na reabertura da estrada que liga o povoado do Limoeiro ao Marçal, e na recuperação da passagem sobre a barragem do cearense, no distrito de Iguá, da cabeceira da ponte do Jeribá e da cabeceira da ponte que liga o Iguá ao Tesoureiro. Além disso, equipes da secretaria também se dedicaram à limpeza de quadras utilizadas para secagem de café, limpeza e nivelamento de campos de futebol e limpeza e abertura de tanques.

Os serviços contaram com o reforço das equipes dos Postos Avançados de Atendimento ao Cidadão (PAAC) de Inhobim, Bate-Pé e José Gonçalves, onde a população da área rural tem à disposição serviços diversos, não só os ligados ao Desenvolvimento Rural.

 

Técnicos participam de oficina sobre captura de abelhas

Novas perspectivas
Segundo o secretário Luis Paulo, no próximo ano a SMDR fará a implementação e estruturação de novas iniciativas, a exemplo da efetivação do meliponário municipal, que consiste numa coleção de colmeias de abelhas sem ferrão, cujo processo de implantação teve início este ano. Técnicos da secretaria já participaram de uma oficina sobre produção de iscas para a captura de abelhas sem ferrão. Somado ao meliponário municipal, no próximo ano, um meliponário também deve ser instalado na escola municipal em Cercadinho, numa parceria entre SMDR e Secretaria Municipal de Educação (Smed), que servirá de projeto-piloto para outras escolas da área rural.

Advertisement