Prefeitura promove capacitação sobre fortalecimento e expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

 

Secom/PMVC

Na manhã desta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, juntamente com a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SENAPIR) e o Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD), iniciou o curso “Capacita SINAPIR-Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial” com o consultor do PNUD e professor da Ufba, Helder Bonfim.

O SINAPIR é uma ferramenta que permite a articulação do Governo Federal com estados e municípios para implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas no país. O curso conta com a participação de servidores de diversas secretarias de governo e conselheiros do Conselho Municipal da Igualdade Racial, da Uesb e representantes do movimento social.

O secretário da Semdes, Michael Farias, lembrou que a secretaria tem procurado criar mecanismos que de fato promovam mudanças estruturais para a realidade das famílias de Vitória da Conquista. “O evento de hoje, essa articulação da prefeitura com o Governo Federal, é uma forma de a gente visibilizar uma pauta importante e ao mesmo tempo qualificar os diversos debates que devem ocorrer na perspectiva da igualdade racial”, destacou Michael.

O coordenador de Promoção da Igualde Racial, Ricardo Alves, destacou a importância da adesão do município ao SINAPIR para o fortalecimento das ações municipais. “A adesão a este sistema significa o aprimoramento de nossa política que deve ser executada de forma transversal, dialogando com as demais políticas públicas, com objetivo de garantir os direitos de todos”, explicou Ricardo.

O curso será realizado durante dois dias, 15 e 16 de dezembro, e foi dividido em quatro módulos, tendo como objetivo final a elaboração de um plano de ação para apoio e fortalecer o SINAPIR em Vitória da Conquista. Segundo o professor Helder, é preciso que o enfrentamento ao racismo seja uma responsabilidade de todos. “Que nesses dois dias, a gente possa se afetar e entender que não perpassa somente pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial a responsabilidade para o enfrentamento do racismo, nem o avanço do sistema de promoção da igualdade racial, mas sim é uma responsabilidade de toda a sociedade”, ressaltou, Helder.

A mesa de abertura do evento contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Mãe Rosa de Oxum, e da pró-reitora de Ações Afirmativas da Uesb, Adriana Amorim.

Advertisement