Prefeitura e Senac formam mais de 200 alunos em cursos profissionalizantes e projetam continuação de parceria em 2023

Foi realizada nesta sexta-feira (16), a certificação de mais de 200 alunos que concluíram cursos profissionalizantes nas áreas de corte e costura, cuidador de idosos, manicure, pedicure e assistente administrativos, oferecidos numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac). A cerimônia aconteceu no auditório do Planetário Professor Everardo Públio de Castro. Participaram do evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, a coordenadora de Educação e o instrutor de Educação Profissional do Senac/Unidade de Vitória da Conquista, Verônica Silveira e Antônio Viana, e o coordenador municipal de Apoio à Indústria e Comércio, Paulo Williams.

Paulo reforçou que um dos papéis da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) é incentivar a geração de emprego e renda a partir dessa qualificação profissional e que o público participante foi constituído a partir da união com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). “Esperamos seguir para o ano de 2023 com essa parceria. Já avançamos bastante e estamos preparando o projeto de organização de novas turmas e novos cursos a serem oferecidos, em parceria com o Senac, em 2023”, contou Paulo.

A coordenadora de Educação do Senac falou com alegria da parceria com a Prefeitura que resultou na formação profissional de todo esse público, por meio do programa Senac de Gratuidade. “É um prazer retomar essa parceria com a Prefeitura, oportunizando a qualificação profissional. Foram nove turmas, nas quais pudemos trabalhar a qualificação que é fundamental para o mercado de trabalho atual”, assegurou.


Jamila Santos

Ana

O fato de o curso ter sido gratuito foi bastante elogiado por Jamila Santos, que está desempregada. “Um curso pago para quem está desempregado, como eu, fica inacessível. Então, ter essa possibilidade de fazer o curso gratuito pelo Senac, que é referência nacional, foi muito bom. Tomara que tenham outros cursos para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade”, desejou Jamila, que pretende a partir do curso se recolocar no mercado de trabalho.

Já para a auxiliar de cozinha Ana Cláudia Silva, o objetivo, ao participar do curso de assistente administrativo, é conquistar novos espaços profissionais. “Agora, é hora de colocar em prática no mercado de trabalho o que aprendi nesse curso, que foi um divisor de águas em minha vida e que se eu tivesse de dar uma nota daria 1000. Ele abre muitas portas. Eu quero ir longe e alavancar a minha carreira”, disse Ana Cláudia.

Advertisement