Política Pública de Assistência Social é tema de curso realizado pela Semdes

Servidores convocados na última seleção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), conselheiros tutelares, estudantes de Direito e pessoas que atuam em Organizações da Sociedade Civil que ofertam serviços ligados à assistência social participam hoje do primeiro módulo do curso de extensão “Introdução à Política de Assistência Social”. Promovida pela Semdes, a capacitação tem carga horária de 40 horas e acontece no Planetário Professor Everardo Públio de Castro.

A prefeita Sheila Lemos esteve presente na abertura das atividades e destacou a importância de capacitar os servidores para melhor atender a população. “Estes cursos de qualificação são justamente para que a gente preste um melhor serviço à população que mais precisa e dessa forma fazer realmente um governo para pessoas”, disse aos presentes.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ministrou o primeiro dos nove módulos. Com o tema “Aspectos históricos da política de assistência social”, Michael abordou desde a origem histórica da assistência social baseada na caridade, filantropia e solidariedade, até a legislação mais recente incluindo a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Nos próximos encontros outras temáticas serão discutidas, entre elas a Proteção Social Básica e Especial, o trabalho da Vigilância Socioassistencial e o funcionamento da Gestão do SUAS.

O psicólogo e gerente do Centro POP Adulto, Vitor Clímaco, tem expectativas positivas em relação ao curso. “Acredito que serão dias muito proveitosos, com conteúdos densos, mas que com certeza vão nos ajudar e nos orientar para entregarmos os serviços que as pessoas merecem”. E Altemar de Jesus, que há oito anos atua como educador social, completou dizendo que “quando a gente coloca uma base teórica em nossa prática, isso é fundamental para o melhor atendimento das demandas da população”.

Advertisement