Guarda Civil realiza TAF para formação do Grupo de Proteção Preventiva Móvel

Na manhã deste sábado (28), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou Teste de Aptidão Física (TAF) para a formação do Grupo de Proteção Preventiva Móvel (GPPM), novo grupamento especializado da Guarda Civil Municipal. A atividade aconteceu no Estádio Lomanto Júnior, com a participação de 98 agentes, dos quais 92% foram aprovados.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Cristóvão Lemos, explicou qual será a função do GPPM. “Fazer ronda nos logradouros públicos, e dar proteção aos guardas que fazem serviço de proteção preventiva a pé e também à sociedade. Quando tiver ocorrência de maior gravidade, que exija certa habilidade do guarda, esse grupamento vai ser utilizado. E também vão ter treinamento de controle de distúrbio civil. Por exemplo: tem uma situação de invasão, ou então uma manifestação violenta, esse grupamento também vai ter treinamento para trabalhar nessas situações”, disse.

O TAF é a primeira etapa da seleção para o GPPM, que terá um efetivo de 40 guardas municipais. Os candidatos tiveram avaliada a sua resistência física, em provas de corrida, barra, flexão e abdominal. Os próximos passos serão avaliação intelectual, avaliação prática de serviços operacionais e avaliação psicológica. A previsão é que em março já seja iniciado o curso de formação, que deve ter a participação do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Civil Municipal de Salvador.

Educadores físicos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram o TAF. “Estamos aqui com toda a precaução, com ambulância, para que tudo ocorra bem durante esse teste. Esses guardas passaram por uma avaliação de um cardiologista para estar aqui hoje, eles têm um atestado de que estão aptos a realizar o teste, e iremos avaliar se eles vão conseguir participar desse novo grupamento”, contou a coordenadora do serviço, Cristiane Pessoa.

Iure Soares é um dos agentes que está pleiteando entrar para o GPPM. “Primeiramente é uma felicidade ser guarda municipal. E segundo, é uma oportunidade dentro da Guarda que surgiu pra gente participar do novo grupamento, fico feliz em poder participar e estar bem de saúde, junto com os outros colegas. É mais uma forma de conhecimento que a gente vai ter, com bastante orientação. Esses conhecimentos vão qualificar os aprovados para poder passar para a população um melhor atendimento”, afirmou.

Dos 96 agentes que iniciaram a seleção, 20 deles não estão participando da ampla concorrência. Tratam-se de 10 integrantes do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) e 10 do Grupamento da Ronda Escolar (GRE), que irão receber toda a capacitação para somar os conhecimentos aos seus grupos especializados.

É o caso de José Paulo Nunes, guarda municipal que já atua no Gama. “É um aprimoramento a mais que a gente vai ter para desempenhar cada vez melhor as nossas funções”, explicou. “Com essa capacitação, a gente vai cada vez mais aprimorando para conseguir levar um trabalho bom para a nossa sociedade”, concluiu.

Advertisement