Prefeitura vai testar tecnologia de tratamento de solo que torna mais durável manutenção de estradas vicinais*

Um dos municípios de maior extensão do estado, Vitória da Conquista tem mais de 2.600 quilômetros de estradas vicinais cuja manutenção é altamente onerosa, principalmente em períodos recentes, quando têm sido registrados grandes volumes de chuvas. Por serem estradas de chão, a água estraga as vias e causam transtornos e até impedem o tráfego de veículos e o acesso da população às localidades.

Nesta terça-feira (7), a prefeita Sheila Lemos, acompanhada do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e do presidente da Emurc, Paulo Rocha, conheceu uma tecnologia que pode ajudar a resolver grande parte dos problemas de manutenção das estradas e propiciar economia para a Prefeitura. Representantes da empresa Base Forte apresentaram o biocatalisador, um produto que, ao ser aplicado, estabiliza o solo por longa duração, impedindo a lama e os buracos registrados quando a estrada é submetida a um patrolamento simples.

O produto foi desenvolvido para atuar como agente de liberação de compostos que promovem a cimentação e a impermeabilização das partículas do solo, eliminando os “vazios” que causam erosão, sem agredir o meio ambiente, substituindo soluções convencionais e químicas que não são ecologicamente corretas.

A prefeita sugeriu que o biocatalisador seja testado em um trecho patrolado que receba fluxo pesado de veículos, de preferência em uma estrada na zona rural do município para que a Seinfra e a Emurc tenham uma ideia da eficiência do produto. “Precisamos, primeiro, conhecer a eficácia dessa tecnologia, para então, verificar a viabilidade de sua aquisição, ou de produto equivalente, para a aplicação no município”, explicou Sheila Lemos.

Atualmente, a Prefeitura realiza, nos distritos e povoados, o patrolamento, como manutenção do pavimento das estradas de chão batido. Ocorre que, com a chuva, o piso patrolado se degrada com facilidade. Com o teste, a Prefeitura poderá comparar os custos do encascalhamento e do biocatalisador para ver a viabilidade de introduzir no município esse tipo de tecnologia na manutenção das estradas rurais.

Além dos testes, técnicos da Seinfra e da Emurc foram convidados a conhecer pavimentos que já receberam o produto.

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