De passagem por Vitória da Conquista, famoso ciclista Neguinho do Asfalto faz visita à prefeita Sheila Lemos*

Em meio às reuniões da agenda oficial desta segunda-feira (27), a prefeita Sheila Lemos reservou um tempo para receber o ciclista Antônio Rogério do Nascimento, de 48 anos. Conhecido como Neguinho do Asfalto, ele queria apenas uma fotografia ao lado da prefeita, assim como costuma fazer em todas as cidades por onde passa

“Sempre filmo a cidade com um drone e faço perguntas ao pessoal: ‘E aí, como é que é o prefeito daqui?’. Aí, me falaram que a prefeita aqui é gente boa”, contou o visitante, que também tem o hábito de informar previamente às equipes de emissoras de televisão das cidades por onde passa. É a segunda vez que ele passa por Vitória da Conquista. A primeira foi em 2000.

Nascido em Bonito, no Mato Grosso do Sul, Neguinho se tornou conhecido por estar na estrada há mais de 30 anos, em cumprimento a uma promessa feita a Nossa Senhora Aparecida, em fevereiro de 1991. Segundo seu relato, ele sofreu durante a infância com doenças como cegueira, paralisia e deficiências nos pulmões e nos rins – o que o fez prometer à santa que, caso voltasse a enxergar, pedalaria pelos próximos trinta anos.

A promessa seria cumprida em 2021, mas, antes disso, o percurso teve de ser interrompido em razão de um incidente na Argentina, onde teria sido vítima de uma agressão. “Queimaram minha bandeira do Brasil, amarraram minha mão e meu pé, me deram uma garrafa de 600 ml de óleo queimado e falaram que lugar de macaquito é no Brasil. Tive que fazer cirurgia e um montão de coisa”, recordou o ciclista peregrino, que teve de suspender a viagem por dois anos e sete meses, até se recuperar para voltar às estradas.

O ciclista planeja passar a noite desta segunda-feira em Vitória da Conquista. Na terça-feira (28), segue para Feira de Santana’. De lá, deve seguir até Manaus, no Amazonas. Sua intenção é chegar até Rondônia, o único estado pelo qual ainda não passou com sua bicicleta. Aí, terá finalmente cumprido a promessa. Diz que, depois disso, vai sossegar e pendurar os pedais.

Neguinho afirma que já pedalou por mais de 30 países. Diz também que, segundo cálculos feitos por jornalistas que já o entrevistaram, ele já teria rodado quase 980 mil quilômetros.

Advertisement