Conquista: Secretaria Municipal de Saúde alerta para aumento de doenças respiratórias com chegada de temperaturas mais frias

Com a chegada do outono, que inicia o período mais frio, é comum o aumento de doenças respiratórias, como síndrome gripal, resfriado, bronquite e pneumonia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação da Vigilância Epidemiológica (VIEP), registrou, nas últimas quatro semanas, o crescimento no número dos casos, principalmente com crianças que estão sendo hospitalizadas.

Esse cenário epidemiológico se repete em outros municípios baianos, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já confirmou a circulação de vírus da Influenza em Salvador, Eunápolis, Ibiassucê, Lauro de Freitas e Valença. E em Vitória da Conquista, os casos estão sendo investigados pela VIEP, para detecção de vírus respiratórios, como Covid-19, Influenza A e B, rinovírus e Vírus Sincicial, por meio da coleta de amostras que estão sendo enviadas para o Lacen-BA, em Salvador.

“Diante desse cenário epidemiológico para o vírus da Influenza, associado ao aumento de doenças respiratórias em Vitória da Conquista, a Vigilância Epidemiológica está em alerta e intensificando assistência aos casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave. Orientamos a população quanto à adoção de cuidados específicos para evitar complicações, como as pneumonias”, ressaltou a coordenadora da VIEP, Amanda Maria Lima.

Em casos de quadros sugestivos para doenças respiratórias, é necessário buscar, inicialmente, atendimento na unidade básica de saúde de referência para avaliação médica e, em casos graves, procurar a emergência hospitalar.

A SMS também orienta que é fundamental manter a hidratação, alimentação saudável e cuidados gerais para garantir o aumento da imunidade; manter o repouso e o afastamento das atividades escolares e sociais para evitar a proliferação do vírus, além de manter o cartão de vacinas atualizado.

Advertisement