Mais de 1.860 metros de tubulação já foram instalados na obra de macrodrenagem do Alto do Panorama

A obra de drenagem do Alto do Panorama, que está sendo realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Emurc, já recebeu 1.862 metros de tubulação, instalada em seis ruas das 12 por onde passará a rede. Em outras duas ruas, o serviço está em andamento.

No total, 22 ruas serão beneficiadas pela obra, que vem para resolver um problema histórico, ao impedir que a água da chuva estrague as ruas e desça para o centro da cidade. Essas vias vão receber bocas de lobo, canaletas e outros serviços que fazem parte da macrodrenagem.

Neste momento, o trabalho está concentrado na Rua A, com a construção dos Poços de Visita (PVs). Mais conhecidos como “bueiros”, os PVs dão acesso às redes subterrâneas por onde passam os canais de drenagem. O projeto também prevê a instalação das bocas-de-lobo, que irão captar as águas pluviais e destiná-las à tubulação.

Enquanto estão sendo construídos os PVs, a Emurc aguarda a chegada de novos tubos para prosseguir com a instalação. Ao todo, serão três mil metros de tubulação, beneficiando 12 ruas com o serviço de macrodrenagem.

Para Patrícia Rocha Silva, que vive há 22 anos no Alto do Panorama, as expectativas para esse novo cenário são as melhores possíveis. “Aqui em tempo de chuva não ficava muito bom pra passar carros e ônibus, e agora estamos vendo uma melhora. A população está toda feliz, porque está trazendo a drenagem e tá dando tudo certo”, disse.

Natanael Ferreira dos Santos mora na Rua A há 32 anos e, na tarde desta terça-feira (28), acompanhou o trabalho realizado à sua porta. “Muito bom, a gente estava precisando muito, vai ser uma bênção pra nós. E vocês estão de parabéns, a equipe de vocês é boa, competente, ‘joga duro’ e certinho. Nota 10!”, avaliou.

Advertisement