Prefeita Sheila Lemos conhece em Belo Horizonte funcionamento de PPPs nas áreas da Educação e da Saúde.

A prefeita Sheila Lemos está em Belo Horizonte, com o objetivo de conhecer os modelos de Parceria Público Privada (PPP) colocados em prática pela prefeitura da capital mineira nas áreas da Educação e da Saúde e os processos necessários para a criação desses modelos, bem como iniciar uma avaliação da possibilidade de aplicar em Vitória da Conquista.

No caso da Educação, a parceria foi estabelecida com a Inova BH, a partir de licitação pública, e tornou-se o primeiro projeto em forma de PPP em Educação do Brasil, e já beneficia aproximadamente 25 mil crianças, jovens e adultos, por meio da construção e administração de 51 escolas. O Município fica com a responsabilidade da prestação do serviço, enquanto a empresa assume a gestão de construção e manutenção, cabendo à secretaria se dedicar integralmente à parte pedagógica.

Hoje, a prefeita esteve nas escolas municipais de Parque Real, de educação infantil, e Jardim Vitória, de educação fundamental (Emef) e pôde ver a estrutura e o funcionamento das unidades geridas pela PPP.

O Inova BH também atua na Saúde. Nesse setor a PPP visa a construção e administração de 50 centros de saúde ao longo de 20 anos. Um desses equipamentos é o Centro de Saúde Confisco, que a comitiva conquistense também visitou.

“Nós fomos conhecer, é uma unidade de saúde básica construída pela empresa, que é responsável pela manutenção (engenharia clínica, conservação, limpeza, manutenção predial, segurança, controle de pragas, toda parte de enxoval dentre outros), ficando para a secretaria de saúde focada, somente, em fazer a saúde primária, gerenciar o pessoal e o serviço”, explicou a prefeita.

No entendimento da gestora conquistense os municípios têm uma máquina muito pesada para gerir e precisam inovar. “Com a PPP a gente pode separar bem os objetivos. Se a gente quer prestar o melhor serviço de saúde vai poder cuidar só disso; se é para fazer educação, vai poder cuidar só do ensino, buscar a excelência. A parte da administração da manutenção, da estrutura, fica com o parceiro privado. Ver como funciona isso aqui em Belo Horizonte está sendo uma experiência enriquecedora e vamos fazer os estudos pensar nisso para o futuro da nossa querida e amada Vitória da Conquista”, conclui Sheila.

Acompanham a gestora, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Grazielly Rocha. Nesta quinta (27), a comitiva conquistense foi recebida pela diretora de Capital Recebido do Inova BH, Daniela Cássia, o coordenador de projetos, Felipe Bragança, e o gerente de Controladoria e Finanças Corporativas, Daniel Braga.

Advertisement