MEC: 56% das crianças do 2° ano do ensino fundamental não estão alfabetizadas

MEC: 56% das crianças do 2° ano do ensino fundamental não estão alfabetizadasO Ministério da Educação (MEC) apresentou, na manhã desta quarta-feira (31/5), os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma política nacional de avaliação da alfabetização de crianças.

Os dados coletados servem de alerta: apenas quatro em cada 10 crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021 — 56,4% dos estudantes dessa série não estavam alfabetizados.

A pesquisa foi apresentada em Brasília, durante evento que contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

A partir do resultado, foi definida a nota de 743 no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para saber se um aluno estava alfabetizado ao fim do segundo ano do ensino fundamental.

Na primeira fase, o levantamento ouviu, durante o mês de abril, 251 professores de crianças em idade de alfabetização. Em um segundo momento, em maio, especialistas discutiram os resultados coletados. A iniciativa pretende definir os padrões de avaliação para crianças alfabetizadas no país.

Advertisement