Bahia lidera em número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023, aponta Monitor da Violência

De acordo com os dados mais recentes do Monitor da Violência, a Bahia foi o estado brasileiro com o maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023. Entre janeiro e março, foram registrados 1.289 casos de feminicídios, homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

O Monitor da Violência é um índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base em informações oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (20).

Apesar do alto número de mortes violentas, houve uma diminuição de quase 3% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram registrados 1.328 casos.

O G1 solicitou informações à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) sobre as mortes ocorridas no primeiro trimestre do ano. Em nota, a SSP informou que a redução é observada desde o início do ano até 19 de junho, com uma diminuição de 5,3% nos dados desse período.

Segundo a SSP, o número de feminicídios também apresentou uma diminuição de aproximadamente 13% nos primeiros seis meses do ano, com 39 casos registrados em comparação com os 45 casos do mesmo período do ano anterior. Essa queda nos índices está relacionada diretamente com a nova diretriz de integração das forças policiais.

No entanto, a SSP não forneceu detalhes mensais sobre os assassinatos nem divulgou informações detalhadas sobre os crimes.

Advertisement