
Por Wal Cordeiro
Vitória da Conquista é uma cidade importante no estado da Bahia, mas ainda não é oficialmente reconhecida como região metropolitana. No entanto, podemos fazer uma comparação com outras cidades de porte semelhante que já são regiões metropolitanas no Brasil.
Um exemplo é Maringá, no estado do Paraná. Assim como Vitória da Conquista, Maringá possui uma economia diversificada, com destaque para setores como agricultura, comércio e serviços. Ambas as cidades também possuem instituições de ensino superior e uma infraestrutura relativamente desenvolvida. No entanto, como região metropolitana, Maringá tem a vantagem de atrair mais investimentos e empresas, graças ao seu status oficial e à maior atenção governamental.
Outra comparação possível é com Joinville, em Santa Catarina. Joinville é uma cidade industrial com forte presença no setor de manufatura, especialmente na área de metalurgia e automação. Assim como Vitória da Conquista, Joinville é um polo econômico regional e possui uma infraestrutura adequada para suportar o desenvolvimento industrial. No entanto, como região metropolitana, Joinville tem uma base econômica mais diversificada e uma presença industrial mais estabelecida, o que pode atrair mais investimentos e empresas.
Embora Vitória da Conquista ainda não seja uma região metropolitana, é importante ressaltar que cada cidade tem suas características únicas e fatores que influenciam o seu desenvolvimento. O reconhecimento como região metropolitana pode proporcionar uma maior visibilidade e atratividade, mas também existem oportunidades de crescimento e desenvolvimento para cidades que ainda não alcançaram esse status.
Portanto, fica a reflexão sobre o tema e o desafio para que a nossa cidade que “de fato” já exerce o papel de Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, seja por lei também reconhecida pela Assembleia Legislativa da Bahia.
PENSE NISSO…
*Wal Cordeiro* é palestrante, consultor, missiológico, de Bem Estar e Financeiro, autor de oito livros, graduado em Administração Pública, Bacharel em Teologia, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Mobilização Social e Desenvolvimento Humano, e Pós Graduando em Administração e Marketing. Atualmente, trabalha como gestor da Prefeitura da Zona Oeste no Espaço Cultural Glauber Rocha e Assessor Especial do Gabinete Civil de Vitória da Conquista, Bahia.


Na última sexta-feira (30/06), ALICIA NERES DA SILVA (09 anos de idade) desapareceu no Povoado da Choça/ Vitória da Conquista, sendo o seu corpo encontrado por familiares no dia seguinte, ocultado num matagal a cerca de 300m de sua residência.
Na noite do último domingo (02), durante proteção preventiva na área da Feira do Bairro Brasil para averiguar denúncia de dano ao patrimônio público, denúncia feita por populares, os agentes da Guarda Municipal avistaram um nacional entregando uma sacola a outro nacional, porém ao avistar as viaturas os mesmos empreenderam fuga, mas foram alcançados na mesma área do mercadão, ao realizar uma busca pessoal em um dos elementos, foi encontrada sacola com 145 pedras de substância análoga a crack, uma quantia em espécie de R$6,00 reais e um celular marca Samsung e com o outro nacional foi encontrada uma moto Shineray 50cc de cor preta aparentemente com adulteração do sinal identificador do veículo. Logo os autores foram conduzidos e apresentados no Distrito Policial para que seja tomada as medidas cabíveis. 
Durante abordagens no Bairro Benito Gama em Livramento de Nossa Senhora, a Guarnição do PETO da 46ª CIPM identificou dois indivíduos residentes no município de Lagoa Real que estavam em posse de um veículo VW Gol, Placa Policial CHO-0546. Ao serem questionados sobre os dados do veículo, os abordados não souberam fornecer informações básicas para confirmar a procedência do mesmo. Após consultas de dados a Guarnição constatou que um dos indivíduos é funcionário de uma oficina em Lagoa Real e que o veículo que estava em sua posse pertence a um cliente do estabelecimento. Nem o cliente, nem o proprietário da oficina tinham conhecimento de que o veículo havia sido retirado do local, somente tomando ciência de sua localização e do envolvimento do funcionário quando os militares entraram em contato.
É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Raimundo Andrade, aos 76 anos de idade.Ele veio a óbito na manhã desta segunda-feira(03).


Playlist reúne 45 bandas e pode ser ouvida no Spotify