Coleta de lixo com ciclomotores completa dois meses com balanço positivo

Nesta semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista completou dois meses de implantação da coleta de resíduos por veículos ciclomotores. O serviço foi criado para substituir as antigas carroças que recolhiam o lixo na zona urbana.

Atualmente, a coleta por ciclomotores é feita de segunda a sábado nos bairros Cidade Maravilhosa, Bateias II, Bruno Bacelar, Pedrinhas, Nossa Senhora Aparecida, Panorama, Jardim Valéria, Copacabana, Santa Terezinha, Jardim Sudoeste, Conveima II, Urbis VI, Renato Magalhães, Morada real, Santa Mônica, Vila Elisa, Parque Imperial e Comunidade Bem Querer.

“O balanço é extremamente positivo, pois trouxe agilidade, modernidade e eficiência para a coleta de resíduos sólidos domiciliares nestas localidades, além da preocupação e dos cuidados com a saúde dos animais, reivindicação antiga de órgãos e entidades protetoras”, afirma o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Souza.

Como ressalta o secretário, a transição das carroças para os ciclomotores envolveu ainda o cuidado com os antigos carroceiros. Parte dessa mão de obra foi incorporada ao próprio processo de modernização, com a contratação de dez colaboradores pela empresa Torre, terceirizada responsável atualmente pela execução dessa modalidade de coleta.

 

O serviço

Em Vitória da Conquista, são coletadas mensalmente mais de 6 mil toneladas de lixo domiciliar, apenas na zona urbana. Grande parte desse volume é recolhida pelos dez ciclomotores, na modalidade porta-a-porta, seis dias por semana, inclusive em locais de difícil acesso.

Após a coleta, os ciclomotores depositam os resíduos nas mais de 80 caixas coletoras instaladas para o armazenamento temporário do lixo. Posteriormente, esse material é recolhido pelos caminhões compactadores, que o transportam até o Aterro Sanitário Municipal – e garantindo, assim, a destinação ambientalmente adequada, conforme o previsto nas legislações em vigor.

Advertisement