
Defesa Civil prevê continuação das chuvas nos próximos dias
A chuva que caiu sobre Vitória da Conquista na noite passada foi considerada tranquila, de acordo com a avaliação feita pela Defesa Civil. A equipe já vinha monitorando a situação desde domingo, especialmente após os estragos ocorridos em Itapetinga, a 100 quilômetros do município. De olho nos registros feitos pelos pluviômetros, a equipe verificou que a chuva noturna acumulou quase 20 milímetros de precipitação.
No entanto, embora não haja, neste momento, alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil prevê que as chuvas devem continuar em Vitória da Conquista. Segundo as estimativas mais recentes, a média de precipitações deve ser por volta de 10 milímetros diários.
“Foi uma chuva por um período prolongado. Não há nada para se alertar, nada para se preocupar”, garantiu o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz. “E a gente continua monitorando. Agora, estamos com duas equipes em campo e já iniciamos algumas intervenções no pós-chuva”, diz ainda Gabriel.
Matéria relacionada:




Como resultado de um trabalho colaborativo, por meio do compartilhamento de informações entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, através da 77ª e 78ª CIPM’s e DHPP, respectivamente, as guarnições do PETO de ambas as Companhias desencadearam uma operação policial no bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista, na manhã desta quinta-feira, para averiguar informações sobre indivíduos que estariam ostentando armas de fogo em via pública, os quais também seriam os responsáveis pelas tentativas de homicídio praticadas no último final de semana (dias 26 e 27 de agosto), nesta cidade. Durante a operação policial, os policiais localizaram os dois suspeitos, momento em que foi encontrado na cintura cintura de um deles, uma pistola calibre 9mm carregada. Em diligência continuada foi encontrado um revólver calibre 38, de propriedade do segundo suspeito, igualmente carregado e também utilizado no cometimento de crimes. Diante dos fatos, os nacionais e todo o material foram conduzidos para o DISEP, onde a ocorrência foi registrada.
Um homem morreu após receber um coice de cavalo. O fato ocorreu no bairro Miro Cairo, no início da semana.
O estoque de medicamentos em farmácias públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) agora será disponibilizado na internet, obrigatoriamente, para permitir que todas as pessoas façam consultas. A Lei nº 14.654/23 foi sancionada no último dia 24 de agosto, e acrescenta dispositivo à Lei nº 8.080, de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), que trata da promoção e do funcionamento dos serviços do setor. Com a constante divulgação e o maior controle do estoque, será possível evitar o desperdício de medicamentos que possam passar do prazo de validade e, ainda, impedir o desabastecimento, ou mesmo os desvios e as fraudes. A Lei prevê uma atualização dos dados (pelo menos) a cada 15 dias, além de prover maior transparência à gestão dos bens públicos. Para assegurar a adequação dos sistemas de informação, a norma passa a valer após 180 dias da publicação. Atualmente, o Ministério da Saúde já disponibiliza lista mais simplificada para o programa Farmácia Popular do Brasil, que faz parceria com a rede privada de drogarias. Nela aparecem os tipos de medicação voltados à atenção primária à saúde, que podem ser retirados na rede, mas as quantidades disponíveis não são informadas, nem há atualização frequente dos dados.
Infelizmente, nesta noite de segunda-feira (28), foi confirmada a identidade do corpo que estava à beira-mar, no Pontal, próximo à Ponte Paulo Souto.
Por volta das 15:30, a guarnição embarcada na Vtr 9.5522, realizava o patrulhamento ostensivo tático pela Rua Manoel Souza Chaves, quando foi solicitada por uma mulher, que não quis ser identificada, evadindo-se em seguida do local, e informou que teria sido ameaçada por um homem que estaria trajando bermuda de cor preta, portanto uma arma de fogo e estaria nas proximidades.
É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Moacir Gomes Pereira Alves; aos 56 anos,ele veio a óbito na madrugada desta terça -feira (29), por complicações de saúde.