Adolescentes do Nuca recebem prêmio de Guardiões do Planeta em evento que discute mudanças climáticas

Encontro foi realizado em Salvador

Os jovens que fazem parte do Núcleo de Cidadania Adolescente (Nuca) de Vitória da Conquista foram premiados no Encontro de Adolescentes da Bahia organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O evento deste ano foi realizado na quinta-feira, 21, na cidade de Salvador, e teve como foco os impactos causados pela mudança climática e os hábitos para uma alimentação saudável. Na ocasião, o Nuca de Vitória da Conquista recebeu certificado de Guardiões do Planeta como forma de reconhecimento pelas ações realizadas pelo Núcleo do município.

Durante o encontro, os adolescentes, articuladores do Nuca e os demais representantes governamentais trocaram experiências sobre as ações que são desenvolvidas nos núcleos dos diversos municípios da Bahia. Vitória da Conquista foi representada no encontro pela mobilizadora Laís Pinheiro e pelos adolescentes Paulo Vinícius e Eloá Lopes, que receberam o prêmio em nome dos integrantes do Nuca. Paulo também usou a oportunidade para apresentar uma proposta de criação de uma associação de jovens responsáveis por aplicar projetos em seus municípios, visando a transformação de suas comunidades.


Eloá e Paulo recebendo o certificado de Guardiões do Planeta

Laís, Paulo, Helena e Eloá

O adolescente relatou ainda que a experiência de ser ouvido em um evento com lideranças de todo o estado o faz ter esperança na construção de um futuro melhor. “É incrível estar com outros adolescentes e perceber como eles têm impactado a sociedade, buscando diminuir os problemas ambientais. Percebo cada dia mais que nós, jovens, podemos fazer a diferença no nosso futuro”, afirmou Paulo.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a premiação dessa turma especial traduz o compromisso do município em garantir a participação de adolescentes e jovens nos espaços de debates sobre a vida comunitária. “Aqui, cada vez mais, avançarmos na priorização das infâncias e adolescências”.

Durante as discussões, a coordenadora do Unicef no estado da Bahia, Helena Oliveira, destacou que o encontro é um momento oportuno para estimular a inovação e a criatividade das gerações mais novas. “Temos uma grande diversidade de adolescentes que contribuem para as nossas agendas. A pauta ambiental é urgente e é gratificante poder contar com a inovação e criatividade da juventude para propor soluções em temas como esses”, destacou Helena.

Advertisement