Luto na tv: Morre a atriz Lolita Rodrigues

Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e foi acometida por uma pneumonia. Corpo será cremado em cerimônia restrita à família.

A morte da atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues deixou o mundo da teledramaturgia de luto. Aos 94 anos, a artista partiu na Paraíba, terra onde morava com a filha que é médica, após não resistir a uma pneumonia. Precursora na televisão, a carreira marcante e repleta de personagens inesquecíveis foi lembrava por amigos e fãs dentro e fora das redes sociais. O Globo preparou uma lista de seus principais papéis e trajetória.

Bernardo Carvalho: ‘Livro não abraça, não confirma o que você pensa, não te acalma. Isso é religião’
Marília Mendonça: dois anos sem a rainha da sofrência
Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, conhecida artisticamente como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e faz parte da geração precursora da televisão no Brasil. Ela cantou, por exemplo, o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.

Nascida em 10 de março de 1929, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite começou a participar de radionovelas ainda aos 10 anos, pela Rádio Record, de São Paulo. Aliando a carreira de atriz, ela também atuava como cantora. A artista ainda passou pelas rádios Bandeirantes, Cultura e Tupi. Lolita foi um apelido dado por sua mãe, em homenagem a uma prima espanhola. Ela ganhou dois troféus Roquette Pinto de Melhor Cantora. Na estreia da TV Tupi, em 1950, a artista substituiu Hebe Camargo como apresentadora e cantou o Hino da Televisão Brasileira, feito para aquela ocasião.

Filmografia
Interpretou Antonieta em “Memórias de um Gigolô” de 1986
Foi Dorinha em “Direito de Nascer” de 1978
Fez participações em “O Milagre, o poder da fé” em 1978
Foi Aldonza Gutierrez de Pádua em “Sassaricando” de 1987
Interpretou Maria Helena Ribeiro, em “Rainha da Sucata” na versão de 1990
Emília Souza Bastos em “Despedida de Solteiro”, de 1992
Fátima em “A viagem” de 1994
Carmem em “Razão de viver” de 1996
Participou de “Uga Uga” de 2000
Isabelita em “Kubanacan” 2003

Advertisement