Novembro Roxo: Equipe da UTI Neonatal do HGVC promove ação no Mês de Atenção à Prematuridade

Sob o tema da campanha mundial de 2023 “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) promoverá ações de conscientização que enfatizam que o contato pele a pele precoce traz inúmeros benefícios aos bebês prematuros ao longo de todo o seu desenvolvimento.

Com uma década de experiência, a UTI Neonatal do HGVC oferece 10 leitos, abrangendo especialidades clínico-neonatal, cirúrgico-pediátrico e neurocirurgia. Mensalmente, cerca de 32 pacientes são admitidos, sendo que 60% destes são prematuros, exigindo atenção e cuidados específicos para garantir seu desenvolvimento saudável.

A equipe da UTI Neonatal do HGVC preparou ações voltadas para os familiares dos bebês internados na unidade. As atividades serão realizadas na manhã do dia *17 de novembro*, dia D reconhecido como o *Dia Mundial da prematuridade*.

As ações foram planejadas visando conscientização e suporte a temas relevantes. Entre elas, destacam-se o alongamento fisioterapêutico e a palestra ministrada pela Pediatra Coordenadora da UTI Neonatal, Nádia Fernanda M. Habib, abordando a “prematuridade: é possível evitar?” A Enfermeira Karolina oferecerá uma Oficina de Auto-maquiagem, enquanto Killiana Modesto aprofundará os participantes nos temas “Pequenas ações, grande impacto” e “Canguru”. A Enfermeira Alda Nery compartilhará informações sobre a importância do Aleitamento. Além disso, a Higienização de Mãos será conduzida por Fabíola Torres. A programação se estende para além das palestras e oficinas, incluindo sorteios, Coffee Break e até uma aula prática de como fazer base para diversos doces, proporcionando uma experiência abrangente e educativa para os participantes.

O ambiente de UTI Neonatal é sempre muito sensível para os familiares dos bebês bem como para a equipe de profissionais que se dedicam a salvar a vida dos pequeninos.
Diante dessa realidade, o acolhimento se faz necessário para diminuir o impacto emocional, não apenas nos bebês, mas também nas mães, pais e familiares que necessitam de apoio para lidar com o momento delicado. Para a equipe da UTI Neonatal do HGVC o cuidado supera o físico, abrangendo a saúde emocional de toda a família dos pacientes.

Advertisement