
Com o objetivo de atender as necessidades socioassistenciais da população da zona rural e também dos moradores dos condomínios Minha Casa, Minha Vida, a Prefeitura de Vitória da Conquista deu início nesta terça-feira (9), no distrito de Bate-Pé, ao programa Suas na Comunidade, que atendeu centenas de moradores da sede e da região.

Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com outras secretarias de governo, a exemplo de Desenvolvimento Rural (SMDR), a ação aconteceu em frente ao Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac/Subprefeitura). Neste espaço, os moradores puderam acessar diversos serviços oferecidos pela Prefeitura e por entidades públicas e privadas parceiras do programa, como a Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Embasa e Coelba.
“Hoje estamos aqui em Bate-Pé; na próxima semana, em José Gonçalves, e depois, em Inhobim. Este é o cronograma de janeiro. De fevereiro em diante vamos ter outras localidades. Vamos rodar por toda a zona rural do município e condomínios do Minha Casa, Minha Vida, levando assistência social para quem mais precisa, encurtando distâncias, principalmente para a população da zona rural que tem dificuldade de ir até a sede do município”, declarou a prefeita Sheila Lemos.
Prefeita Sheila Lemos
Na oportunidade, a prefeita também anunciou a construção da feira coberta do distrito, que já está em fase de licitação. “Além de assistência social, nós trouxemos segurança com a iluminação LED, iluminação da quadra, recuperação das estradas, limpeza de aguadas e estamos licitando a obra de construção da feira coberta do distrito de Bate-Pé”.
O titular da Semdes, Michael Farias, explicou que o programa garante maior acesso aos serviços ofertados pelas Unidades de Atendimento Socioassistencial, fortalecendo o SUAS como sistema público garantidor de acesso a direitos sociais e oportunizando o acesso a informações e orientações qualificadas acerca dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Segundo ele, a expectativa é que até dezembro de 2024 sejam realizadas mais de 40 ações comunitárias. “É um programa grandioso e aproveitamos para agradecer a colaboração dos nossos parceiros, das demais secretarias de governo e à equipe da Semdes”, declarou Michael.

Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste


Por volta das 10h desta terça-feira (09/01), uma guarnição do PETO da 77ª CIPM recebeu informações que um indivíduo estaria traficando drogas em uma rua do bairro Morada dos Pássaros, na cidade de Vitória da Conquista. Incontinenti, os policiais se dirigiram para o local indicado, e ao abordar um indivíduo com as mesmas características, com ele foi encontrada uma quantidade de droga, além de balanças de precisão e embalagens. Diante dos fatos, o indivíduo de 19 anos, foi apresentado, juntamente com todo material, no DISEP.
Por volta das 10h desta terça-feira (09/01), uma guarnição do PETO da 77ª CIPM recebeu informações que um indivíduo estaria transportando uma quantidade de drogas no bairro Vila Serrana, na cidade de Vitória da Conquista. Incontinenti, os policiais se dirigiram para o local indicado, e ao abordar um indivíduo com as mesmas características, com ele foi encontrada uma grande quantidade de droga. Diante dos fatos, o indivíduo de 31 anos de idade, que já possui passagem por homicídio e tráfico de drogas, foi apresentado, juntamente com todo material, no DISEP.
Janete Oliveira de 60 anos, faleceu na manhã desta Terça-feira (09), no Hospital de Base em Conquista ,decorrência de complicações de saúde.
A moto de placa JSU8D07 foi furtada na porta de uma residência.


Uma notícia triste na manhã desta terça-feira (9), o tecladista Erasmo Viana, conhecido como Pigmeu dos teclados, veio a óbito após seu carro colidir com uma vaca, e acabar batendo numa árvore próximo ao cemitério das Acácias, onde pegou fogo e infelizmente o mesmo morreu carbonizado.
Um homem de 34 anos foi preso em flagrante após agredir a própria mãe, uma idosa de 68 anos. O crime aconteceu na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Os vizinhos presenciaram as agressões e acionaram a Polícia Militar. Uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 24º Batalhão foi até o local e a idosa relatou ter sofrido violência física de seu filho. De acordo com a genitora, ele havia chegado na residência alcoolizado e ainda destruído diversos itens do local. O homem vai responder violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha. O fato foi registrado na última quinta-feira (04), por volta das 21h. O indivíduo foi conduzido a Delegacia Territorial de Brumado, onde foi flagranteado e encaminhado ao Conjunto Penal da cidade.