Guarda Municipal de Vitória da Conquista participa de Curso de Manejo de Fauna Silvestre oferecido pelo Inema

Integrantes do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Guarda Municipal de Vitória da Conquista, participaram do Curso de Manejo de Fauna Silvestre, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema,) em Salvador. A capacitação, com duração de 40 horas, teve como objetivo preparar agentes de segurança pública para práticas de resgate e transporte de animais silvestres.

A capacitação abrangeu conteúdo teórico sobre técnicas de manejo e transporte, seguido de treinamento prático pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres do Inema (Cetas). Os agentes municipais agora são responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos para o restante dos membros do Gama, a fim de reforçar a segurança dos animais e das pessoas envolvidas nos resgates.

Além dos membros da Guarda de Vitória da Conquista, também estiveram presentes componentes das Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa e Cippa), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guardas Civis Municipais de Salvador e Itapetinga.

Sobre o Gama

O Grupo de Apoio ao Meio Ambiente foi criado em agosto de 2022. O grupamento foi preparado para atuar na gestão e fiscalização ambiental, manejo e resgate de animais silvestres, primeiros socorros em áreas remotas e combate a incêndios florestais, entre outros. Desde então, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o Cetas, o Gama já efetuou o resgate de centenas de animais silvestres e também de animais domésticos vítimas de maus-tratos. “Esse trabalho ajuda a desafogar o trabalho do Corpo de Bombeiros que atua no atendimento às ocorrências com animais de grande porte e que precisam de um resgate mais complexo”, disse o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos.

Lemos ressaltou ainda que o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente também realiza ações educativas como palestras e orientações à comunidade, além de visitas guiadas a algumas áreas de preservação do município, entre elas, a Serra do Periperi e a Reserva do Poço Escuro. “Atendemos escolas, universidades e o público em geral”, explicou.

Advertisement