Prefeitura promove momento formativo sobre acompanhamento de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família

Equipe de gestão da Política de Assistência Social de Vitória da Conquista

A Coordenação de Renda e Cidadania, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveu um momento formativo com a equipe de gestão da Política de Assistência Social de Vitória da Conquista, no auditório do Centro de Convivência para Idosos (CCI).

O encontro foi mediado pelo consultor do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, Robson Almeida, e teve como objetivo atualizar os gestores sobre o uso do Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (Sicon). Além de apresentar os quantitativos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que estão em situação de descumprimento das condicionalidades, foram discutidas estratégias para fortalecer o acompanhamento dessas famílias.

As condicionalidades do Programa Bolsa Família são os compromissos que as famílias assumem como requisitos para continuarem sendo beneficiárias nas áreas de saúde, a exemplo da vacinação de crianças; e de educação, como a frequência escolar. Segundo a coordenadora de Renda e Cidadania, Irani Aguiar, Vitória da Conquista, como outros municípios, possuem famílias em descumprimento das condicionalidades e, por essa razão, é importante que os profissionais estejam preparados para auxiliá-las diretamente.

“Hoje, no município, as famílias que estão em descumprimento de condicionalidades necessitam de um acompanhamento sistemático. Então, tendo em vista a importância desse benefício do Bolsa Família, especialmente para as famílias em situação de pobreza, vimos a necessidade de momentos formativos como esse para fortalecer esse acompanhamento”, explicou a coordenadora.

Equipe da Coordenação de Renda e Cidadania

Robson Almeida e Irani Aguiar

Durante o encontro, o consultor Robson Almeida reforçou o papel das unidades socioassistenciais, a exemplo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na orientação das famílias sobre a importância de cumprirem as condicionalidades. “Esse encontro é fundamental para alinhamento, porque os Cras e os Creas têm papel fundamental com relação ao acompanhamento daquelas famílias beneficiárias que estão em algum processo de advertência, bloqueio ou suspensão; ou seja, eles não estão cumprindo as condicionalidades. Então, essas unidades têm a missão de fazer a busca ativa e direcioná-las para se regularizarem”, destacou o consultor.

Nesse primeiro momento, a formação foi voltada para coordenadores e gerentes das unidades. Em seguida, o consultor vai assessorar as equipes de cada unidade, observando as particularidades de cada território. “A ideia é realizar essas formações para intervirmos no bloqueio do benefício e assegurar medidas preventivas. Além disso, haverá também oficinas sobre o Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Família (Sicon)”, explicou Irani.

Advertisement