Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia: avanços no projeto é tema de reunião com a Gestão Municipal

Reunião sobre o andamento do Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia

A Gestão Municipal se reuniu, , nesta quarta-feira (17), com representantes da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa (Faepe) para tratar dos avanços do projeto do Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia. Participaram do encontro, que aconteceu no Gabinete Civil, os secretários municipais de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira.

A novidade apresentada nesse estágio atual é que as obras do empreendimento já estão em vias de acontecer e, com o pré-lançamento que aconteceu no último dia 4 de abril, já foi possível obter uma amostragem positiva de comerciantes interessados.

De acordo com o professor e economista, José Afonso Baltasar, um dos envolvidos no projeto desde a sua concepção, não há dúvidas do sucesso do polo, já conhecido como Feira da Moda Conquista. “Para mim que estou na linha de frente, depois dessa chamada pré-reserva, na qual fizemos um levantamento de pessoas interessadas no consórcio, o projeto já pode ser considerado solidificado com êxito”, afirmou.

Durante o pré-lançamento, que aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), quem esteve por lá pôde fazer o contrato de reserva de um dos 3 mil espaços disponíveis. O contrato de compra e venda será fechado no dia do lançamento, que deve ocorrer em breve.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, explicou que esse alto interesse é ocasionado principalmente pela localização prevista para o espaço: “Empreendedores não só de Vitória da Conquista, mas também de outros estados, que já têm polos estruturados e com respostas positiva, demonstraram vontade de estar na Feira da Moda Conquista, porque o local é muito estratégico: próximo tanto da BR-116 (Rio-Bahia), como também do Aeroporto Glauber Rocha. Tudo isso em menos de 20 dias de pré-lançamento, ainda sem a publicidade”.

Crescimento econômico

A prefeita Sheila Lemos aproveitou a reunião para reforçar a importância do Polo Têxtil para a cidade. “A Feira da Moda é muito esperada por Vitória da Conquista. Vai movimentar a economia, oportunizar novos empregos, além de projetar o município nacionalmente. É muito importante já ter essa visibilidade nessa primeira etapa”, anunciou a gestora.

A previsão é que o Polo Têxtil gere cerca de oito mil empregos diretos, além de milhares de outras ocupações indiretas e futuros resultados econômicos. Com relação ao projeto, os espaços têm tamanhos variados desde um box de pequena área, lojas maiores de 18 m2, até megaloja de 35 m2.

O empreendimento será construído numa área localizada entre os quilômetros 829 e 831 da BR-116, do lado oposto da Polícia Rodoviária Federal, próximo a uma fábrica de velas. A localização é considerada estratégica por ser próxima de bairros com grande densidade populacional e por estar a 8 quilômetros do Centro de Vitória da Conquista. Em relação ao Aeroporto Glauber Rocha, a distância é idêntica – 8 quilômetros.

Além disso, há uma área de imóvel de 240 m2, para quem quer construir, por exemplo, um depósito ou uma pequena fábrica e tem espaços com 2.000 m2 para empresas de porte maior. Os preços variam de R$ 50 mil a R$ 2 milhões.

Advertisement