Conquista: Empresas que atuam no transporte coletivo da cidade se manifestam após suposta paralisação anunciada pelo Sintravc

Após sindicato anunciar possibilidade de paralisação do transporte coletivo urbano em Vitória da Conquista, as empresas de ônibus se manifestaram, veja em nota:

As concessionárias operadoras do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista vem por meio desta esclarecer que desconhece a indicação específica do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (SINTRAVC) ao propor em comunicado uma paralisação do sistema de transporte público urbano para esta terça-feira (17).

Este ato severo comprometeria a coletividade da terceira maior economia do Estado, o município de Vitória da Conquista. As concessionárias tomarão todas as medidas judiciais cabíveis a fim de preservar a legalidade das suas operações e impedir prejuízos à atividade essencial e à comunidade.

Importante salientar que os itens negociados, sobretudo as cláusulas econômicas, foram acatadas pela Viação Rosa e Atlântico Transportes, bem como ambas se comprometem – independentemente da assinatura do Acordo – em aplicar de imediato os reajustes salariais de 5,32%, do ticket alimentação no valor de R$ 600 e reajuste do plano de saúde – pleitos dos rodoviários atendidos após negociação.

A paralisação noticiada, se concretizada por termos genéricos e sem especificar os supostos descumprimentos e alterações de cláusulas convencionais (mesmo após esforços das empresas por meio de ofícios tentando obter a real motivação) poderá ser caracterizada como abuso de direito e ato ilícito, passível de responsabilização nas esferas cível, trabalhista e administrativa.

Assim, considerando que nenhum abuso foi cometido pelas concessionárias, aguarda-se a reapreciação da decisão para que seja cancelada imediatamente a paralisação, sobretudo porque os direitos econômicos 2025/2026 foram aprovados pela Viação Rosa e a Atlântico Transporte conforme Acordo Coletivo em harmonia com a legislação do Município. As concessionárias reiteram o respeito ao SINTRAVC e a todos os trabalhadores a quem mantém estima e apreço.