Ação social beneficia comunidade do Patagônia e pacientes do Esaú

Nesse sábado, 23, instituições de ensino superior realizaram em todo país o Dia da Responsabilidade Social. Em Vitória da Conquista, o bairro Patagônia e o Hospital Municipal Esaú Matos receberam a ação realizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC).

Durante todo o dia, as pessoas puderam saber, através de testes, seu tipo de sangue e sua taxa de glicose, além de aferir a pressão arterial. O público também recebeu orientações de como se alimentar de forma mais saudável e participou de atividades físicas e esportivas. Palestras, oficinas e assessoria jurídica também foram oferecidas.

Maria Marta Carlixto estava no Esaú Matos como acompanhante da filha. Ela viu o movimento na área externa e foi lá conferi o que acontecia. “A feira é muito boa, pois a gente sabe mais do que está acontecendo. Vim ver a feira e acabei encontrando essa coisa linda aqui”, disse Marta, fazendo referência ao cachorrinho que ela acabou levando pra casa. O animal estava exposto para adoção no estande do curso de Medicina Veterinária.

Segundo o diretor-geral da instituição, Sérgio Sousa Magalhaes, 16 cursos dos 19 oferecidos pela FTC em Vitória da Conquista participaram do evento. “A FTC tem por base o saber fazer. E o que estamos fazendo aqui hoje é um extrato do que fazemos o ano inteiro. Essa parceria com o Esaú é de longa data e por isso prestigiamos esse bairro e o próprio hospital”, declarou.

O gerente de Ensino e Pesquisa da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, Stênio Fernando Duarte, também ressaltou a importância da parceria para benefício da comunidade: “recebemos esta instituição parceira para que os moradores próximos do Esaú tenham uma atenção mais direta. Trazendo esses atores sociais, tentamos nos aproximar das pessoas para que elas vejam o hospital, não só como um local que corrija uma doença, mas sim como parceiro na prevenção da enfermidade”.

Neste sentido, a estudante de Educação Física, Lane Góes, destacou o papel da área que ela escolheu para atuar: “A educação física ajuda muito a prevenir doenças, não é só questão de beleza; então é importante o curso está presente nesta ação para as pessoas saberem disso”.

 

 

Fonte: PMCV

Advertisement