Professores do Projovem Urbano participam de capacitação.

Proporcionar aos jovens entre 18 e 29 anos oportunidade para a conclusão do Ensino Fundamental e oferecer qualificação profissional são alguns dos objetivos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). Para atender melhor aos alunos desta modalidade, professores que atuam no programa recebem capacitações continuadas.

Conhecimento do projeto pedagógico integrado do curso, utilização de metodologias para o trabalho em sala de aula visando à articulação entre teoria e prática e integração entre os docentes são algumas das diretrizes destas formações.

“Encontros como esses são importantes para mostrar aos professores o diferencial que o Projovem tem em relação a outras modalidades de ensino, já que ele trata da relação entre trabalho e educação”, destacou a formadora das capacitações, Maria Zilda Dantas.

A professora ressaltou também que as formações permitem aos profissionais aprenderem técnicas e modos de potencializar os conhecimentos que os alunos do Projovem já trazem.Professora de Ciências Humanas do Projovem, Sandra Mara Nunes, vê nos encontros de capacitação uma forma de aprimorar as atividades desenvolvidas em sala de aula. “Momentos como esses são proveitosos e positivos, pois permitem a troca de experiências com outros colegas, aquisição de conhecimentos por meio do estudo de textos específicos e aprimoramento das questões práticas também”.

O curso do Projovem tem duração de 18 meses e em Vitória da Conquista acontece nas escolas municipais Maria Edivanda Teixeira (Jardim Valéria), José Lopes Viana (Campinhos), Frei Serafim do Amparo (Vila Serrana) e Doutor Antônio Hélder Thomaz (Nova Cidade). Além de material didático gratuito, o programa conta com sala de acolhimento para que as crianças de zero a 8 anos, filhos dos alunos do Projovem, possam permanecer durante o horário de aulas.

Advertisement