Cigano de Vitória da Conquista planejava matar uma família inteira no Sul da Bahia.

Ações policiais realizadas pelas Polícias de Eunápolis resultaram na prisão de dois homens, CHARLES PEREIRA DE ARAÚJO e NIVALDO RIBEIRO DANTAS, que estavam na cidade há cerca de quatro dias para matar toda uma família de ciganos, moradores do Bairro Santa Isabel.

CHARLES PEREIRA DE ARAÚJO, 42 anos, Policial Militar, Bombeiro de São Paulo, foi preso por volta das 21h dessa quarta-feira, 18, durante uma abordagem realizada pelo Esquadrão Motociclista Falcão Sul do 7º CIPM/Eunápolis a um veículo, em local ermo, do bairro Santa Isabel.

O militar preso estava abordo de um automóvel GM/ONIX, cuja placa ele havia adulterado os caracteres com uso de fitas adesivas.

Em desdobramento dessa prisão, Investigadores da POLÍCIA CIVIL identificaram um segundo envolvido que havia passado por dois hotéis da cidade e foi alcançado pelos policiais civis na manhã de hoje, 19, no município de Itabela, em fuga para Vitória/ES.

NIVALDO RIBEIRO DANTAS, 43 anos, tentou corromper os policias civis e recebeu voz de prisão também pelo crime de corrupção ativa.

Segundo ficou apurado nas investigações, NIVALDO RIBEIRO DANTAS contratou o policial paulista para matar a família de ZANATA RIBEIRO DANTAS (primo do mandante).

O combinado era que o pistoleiro preso matasse o maior número de pessoas da família, por isso ele estava na cidade há cerca de quatro dias esperando a melhor oportunidade para pegar todos juntos. Investiga-se o envolvimento de outros indivíduos na “empreitada”.

A ação criminosa está relacionada a uma série de crimes, envolvendo três ou quatro núcleos de uma mesma família cigana, com mortes, inclusive chacinas, ocorridas em diferentes Estados da Federação.

Um homicídio e três tentativas registrados em Eunápolis e Porto Seguro estão diretamente relacionados a essa briga de família.

Segundo o quanto apurado até o momento, a briga já gerou os seguintes episódios:

*VITÓRIA DA CONQUISTA/BA.* No dia 18/02/2017, durante uma discussão familiar ocorrida em um aniversário, NIVALDO RIBEIRO DANTAS matou o sobrinho e genro GABRIEL RIBEIRO DANTAS, 21 anos; e atirou no irmão, PASCOEL RIBEIRO DANTAS, pai da vítima GABRIEL.

*ILHÉUS/BA.* No dia 08/08/2017, IRANILDO QUEIROZ foi seqüestrado em Ilhéus e não mais apareceu. Apesar de se presumir a morte da vítima, o corpo nunca apareceu;

*VITÓRIA DA CONQUISTA.* No dia 06/09/2017, LUCIANO RIBEIRO DANTAS e PASCOEL RIBEIRO DANTAS foram presos em Vitória da Conquista por envolvimento no seqüestro e morte de IRANILDO QUEIROZ.

*VITÓRIA DA CONQUISTA.* No dia 29/10/2017, JOÃO VITOR CERQUEIRA DANTAS e VILMA CEQUEIRA MAQUES (mãe) sofreram um atentado próximo de um shopping de Vitória da Conquista, ocasião em que ADAILTON SOARES SAMPAIO, provavelmente envolvido no atentado, foi baleado por JOÃO VITOR e morreu. JOÃO VITOR CERQUEIRA DANTAS também ficou ferido na ação.

*PALMAS/TO:* No dia 26/06/2018, JOÃO VITOR CERQUEIRA DANTAS foi morto em Palmas/TO, ocasião em que ainda foram feridos LUCIANO RIBEIRO DANTAS (pai); VILMA CERQUEIRA MARQUES (mãe); FLORISVALDO JÚNIOR RIBEIRO DANTAS (tio). O crime foi praticado na presença de três e dois anos. JOÃO VITOR havia fugido para o Estado de Tocantins após sofrer um atentado em Vitória da Conquista.

*SÃO LUÍS/MA:* Em agosto de 2018, LUCIANO RIBEIRO DANTAS fugiu com sua família para o Maranhão, onde chegou a ser presos várias armas de fogo.

*CEREJEIRAS/RO.* Em 30/09/2018, LUCIANO RIBEIRO DANTAS foi morto dentro de um supermercado, na presença da esposa e crianças, em Cerejeiras/RO, município para onde teria ido após ser preso e solto no Maranhão.

*EUNÁPOLIS/BA.* Dia 02/11/2018, JOSÉ PAULO DE ALMEIDA DANTAS, 31 anos, foi morto a tiros no Bairro Santa Isabel em Eunápolis. O pai dele, ADNOEL MARQUES DA CRUZ (62 anos) também ficou ferido na ação criminosa. Durante a investigação, foram identificados e indiciados os autores NIVALDO RIBEIRO DANTAS; JHONANTAN DE ALMEIDA DANTAS; MAIKON DOREA DANTAS e THIAGO SOUZA NASCIMENTO, vulgo “FOMFOM”. A vítima era casada com a filha de PASCOEL, que é sobrinha de NIVALDO.

*PORTO SEGURO/BA.* Em novembro de 2018, LUIS DA SILVA sofreu uma atentado a tiros no Bairro Cambolo, em um salão de cabeleireiro. Informações de que o crime foi a mando de NIVALDO RIBEIRO DANTAS.

*EUNÁPOLIS/BA.* Em 13/12/2018, pistoleiros tentaram contra a vida de ZANATA RIBEIRO DANTAS e sua família, EDINHA CERQUEIRA DA SILVA (esposa), JONES DA SILVA DANTAS (filho) e LUIZ ZANATA DA SILVA DANTAS (filho), quando chegavam de carro em casa, no bairro Santa Isabel. NIVALDO RIBEIRO DANTAS já vinha sendo investigado como mandante do crime.

*PORTO SEGURO/BA.* Em 15/12/2018, pistoleiros, tentaram contra a vida de LUIS DA SILVA, pela segunda vez. O fato ocorreu na porta de casa, no Bairro Cambolo. Informações do envolvimento de um pistoleiro chamado THIAGO SOUZA NASCIMENTO, vulgo “FOMFOM”, de Canavieiras. NIVALDO RIBEIRO DANTAS já vinha sendo investigado como mandante do crime.

*CANAVIEIRAS/BA.* Em 27/12/2018, THIAGO SOUZA NASCIMENTO, vulgo “FOMFOM”, foi morto a tiros em Canavieiras, apontado como pistoleiro que agia a mando de NIVALDO RIBEIRO DANTAS.

*DIAS D’ÁVILA/BA:* Em 13/04/2019, MAIKO DANTAS DORIA foi morto a tiros em Dias D’Ávila quando chegava de mudança de São Sebastião do Passé/BA. Apontado como um dos envolvidos no homicídio de JOSÉ PAULO DE ALMEIDA DANTAS, ocorrido em Eunápolis.

*NOVA ODESSA/SP:* Em 03/07/2019, MARCIEL GAMA QUEIROZ sofreu um atentado a tiros em Nova Odessa/SP. Ficou preso por possuir mandado de prisão em aberto por Palmas/TO, onde foi indiciado pelo homicídio de JOÃO VITOR CERQUEIRA DANTAS.

*TAGUATINGA/DF:* Em 15/08/2019, FLORISVALDO JÚNIOR RIBEIRO DANTAS foi vítima de um atentado em Taguatinga/DF. Os IRMÃOS GAMA QUEIROZ foram apontados como suspeitos do crime e teriam agido em vingança ao atentado contra MARCIEL GAMA QUEIROZ, ocorrido em Nova Odessa/SP. Cinco envolvidos no atentado foram presos no dia 30/08/2019.

*Fonte:* 23ª COORPIN/Eunápolis/ Polícia Civil

Advertisement