Etapa de aquisição do Selo Unicef, Fórum Municipal pela Infância e Adolescência tem reunião de planejamento

 

Na manhã desta segunda-feira (7) foi realizada a reunião de planejamento do Fórum Municipal pela Infância e Adolescência, que começa no próximo dia 14 e é um requisito para Vitória da Conquista avançar no programa do Selo Unicef. O encontro aconteceu nas dependências do Conselho Municipal de Educação com a participação de superintendentes escolares e profissionais do núcleo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em razão da necessidade de apresentar as estratégias do selo Unicef para este pessoal.


Polímnia fala da importância do planejamento

A articuladora do Selo Unicef no município, Polímnia Olinto Cassimiro, explicou que o primeiro fórum desta edição vai acontecer nas manhãs dos dias 14 e 17 deste mês. “Conquista tem dois selos Unicef. Estamos trabalhando conseguir o terceiro”. Ela explica que no dia 14, na Pastoral Instituto Social Padre Benedito Soares, serão oito grupos de trabalho, que correspondem aos sete resultados sistêmicos, mais o eixo da participação cidadã.

“É a garantia que nós teremos um Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Conselhos Tutelares e o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) atuantes no município”. No dia 17, será a apresentação do Nuca à comunidade. “Vamos ler e votar o plano de ação para que possamos trabalhar, dentro deste plano, as estratégias até 2024”, disse a articuladora.


Júlia Alves

A coordenadora de Educação Infantil da Smed, Júlia Alves dos Santos Castro, participou da reunião e destacou a importância do momento. “O fórum é uma atividade intersetorial que vai envolver não somente a educação, mas também outras secretarias, porque se trata de uma ação que envolve todo o município e estamos aqui dispostos a convidar os diretores, coordenadores, das instituições de educação infantil para participar deste momento que é tão importante para todos”.

O secretário Edgard Larry destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido por meio do programa Selo Unicef com o objetivo de melhorar a efetivação das políticas públicas para crianças e adolescentes. “A visão da prefeita Sheila Lemos é de um governo para pessoas, dentro de uma perspectiva integral, assim como o Selo Unicef para crianças e adolescentes. Dentro do processo socioeducativo, são implementadas ações múltiplas intersetoriais que vão atender a cada uma das necessidades de garantia desta proteção integral da criança e do adolescente”.

Advertisement