
A Prefeitura de Vitória da Conquista retomou, neste mês de janeiro, a Operação Cata-Bagulho, que consiste em recolher objetos descartados pela população, a exemplo de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e outros itens de médio e grande porte que não costumam ser recolhidos pelos caminhões que fazem a coleta convencional do lixo no município. O retorno da iniciativa atende a centenas de pedidos feitos por moradores, que consideram o serviço de grande utilidade.
Um dos benefícios da Operação Cata-Bagulho é evitar que o descarte irregular de materiais em praças, terrenos e vias públicas provoque o acúmulo de lixo e o entupimento dos canais de drenagem, além de transtornos em períodos de chuvas, com enchentes e alagamentos nas ruas. A ação também contribui para a redução dos casos de dengue, chikungunya e zika, já que os objetos descartados de forma irregular favorecem os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Até o final deste mês, a operação estará concentrada no bairro Vila América. Assim que o trabalho for concluído, a equipe seguirá para os bairros Brasil, Henriqueta Prates e Recanto das Águas. “Alguns bairros têm uma demanda maior, outros têm uma demanda menor. O Vila América tem muita demanda”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Kairan Rocha. Ele complementa: “É justamente para que as pessoas não façam esse descarte em terrenos baldios, canteiros de avenidas e praças públicas, principalmente agora que estamos no auge das arboviroses”.
Coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e executada pela empresa Torre, a Operação Cata-Bagulho envolve mais de 20 servidores, entre agentes de limpeza e educadores ambientais. Além do caminhão coletor, o serviço dispõe de um carro de som para divulgá-lo previamente nos bairros. A expectativa da Sesep é de que a coleta, feita na modalidade “porta a porta”, recolha mais de 30 toneladas de objetos por mês. A programação prevê o atendimento de todos os bairros e localidades da zona rural.
População pode solicitar
Qualquer pessoa pode solicitar o atendimento da Operação Cata-Bagulho no bairro onde mora. Basta entrar em contato com a Coordenação Municipal de Limpeza pelo telefone (77) 3420-7008.


Por volta das 14h00min, desta sexta-feira (20), a guarnição de serviço foi acionada para averiguar uma denúncia de homicídio no endereço supracitado, onde um homem havia sido alvejado por disparos de arma de fogo.
Por volta das 10h30 desta sexta-feira (20), o PETO da 77ª CIPM recebeu informações sobre um indivíduo, a bordo de um veículo Celta, de cor prata, que estaria distribuindo drogas na Praça da Saudade, bairro Sumaré, em Vitória da Conquista, para onde os policiais se dirigiram. No local, foi visualizado um veículo com as mesmas características informadas. Durante a abordagem, foi encontrada com o motorista uma quantidade de substância aparentando ser cocaína e maconha. O indivíduo foi conduzido, juntamente com o material apreendido, para o DISEP, onde a ocorrência foi registrada.

Na tarde dessa quinta-feira (19), policiais militares da 79ªCIPM prenderam dois homens e uma mulher que praticavam roubo na zona rural entre as cidades de Poções e Nova Canaã. 



O prefeito do município de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), vetou um projeto que foi aprovado pela câmara que aumentaria o salário dos vereadores da região. Segundo o Políticos do Sul da Bahia, o parlamentar alegou a falta de previsão orçamentária e decisão da justiça.
Interessadas devem procurar o Hospital Esaú Matos

Um homem morreu por volta das 22h50 da última quinta-feira (19) após colidir com uma égua na BA262, rodovia entre os municípios de Aracatu e Brumado.