
A prefeita Sheila Lemos está em Belo Horizonte, com o objetivo de conhecer os modelos de Parceria Público Privada (PPP) colocados em prática pela prefeitura da capital mineira nas áreas da Educação e da Saúde e os processos necessários para a criação desses modelos, bem como iniciar uma avaliação da possibilidade de aplicar em Vitória da Conquista.
No caso da Educação, a parceria foi estabelecida com a Inova BH, a partir de licitação pública, e tornou-se o primeiro projeto em forma de PPP em Educação do Brasil, e já beneficia aproximadamente 25 mil crianças, jovens e adultos, por meio da construção e administração de 51 escolas. O Município fica com a responsabilidade da prestação do serviço, enquanto a empresa assume a gestão de construção e manutenção, cabendo à secretaria se dedicar integralmente à parte pedagógica.
Hoje, a prefeita esteve nas escolas municipais de Parque Real, de educação infantil, e Jardim Vitória, de educação fundamental (Emef) e pôde ver a estrutura e o funcionamento das unidades geridas pela PPP.
O Inova BH também atua na Saúde. Nesse setor a PPP visa a construção e administração de 50 centros de saúde ao longo de 20 anos. Um desses equipamentos é o Centro de Saúde Confisco, que a comitiva conquistense também visitou.
“Nós fomos conhecer, é uma unidade de saúde básica construída pela empresa, que é responsável pela manutenção (engenharia clínica, conservação, limpeza, manutenção predial, segurança, controle de pragas, toda parte de enxoval dentre outros), ficando para a secretaria de saúde focada, somente, em fazer a saúde primária, gerenciar o pessoal e o serviço”, explicou a prefeita.
No entendimento da gestora conquistense os municípios têm uma máquina muito pesada para gerir e precisam inovar. “Com a PPP a gente pode separar bem os objetivos. Se a gente quer prestar o melhor serviço de saúde vai poder cuidar só disso; se é para fazer educação, vai poder cuidar só do ensino, buscar a excelência. A parte da administração da manutenção, da estrutura, fica com o parceiro privado. Ver como funciona isso aqui em Belo Horizonte está sendo uma experiência enriquecedora e vamos fazer os estudos pensar nisso para o futuro da nossa querida e amada Vitória da Conquista”, conclui Sheila.
Acompanham a gestora, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Grazielly Rocha. Nesta quinta (27), a comitiva conquistense foi recebida pela diretora de Capital Recebido do Inova BH, Daniela Cássia, o coordenador de projetos, Felipe Bragança, e o gerente de Controladoria e Finanças Corporativas, Daniel Braga.





A Polícia Civil, através da equipe da DH, na manhã desta quarta feira (26), efetuou a prisão do nacional L.S.M, de 33 anos, sentenciado pelo o crime de roubo nesta cidade.
Um ônibus do Transporte Coletivo Urbano pegou fogo em Vitória da Conquista. O fato acontece na Avenida Rosa Cruz, bairro Candeias, na manhã desta quinta-feira (27). As chamas foram controladas pelo 7º Grupamento de Bombeiros Militar.
Por volta das 16 horas desta quarta-feira (26), uma guarnição da 77ª CIPM foi acionada, através do Centro Integrado de Comunicação (190), para averiguar uma ocorrência de grave ameaça, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. Assim que chegaram no local, a guarnição presenciou um homem, em posse de uma grande chave de fenda e visivelmente transtornado, ameaçando o próprio sobrinho (22 anos). Ele ignorou as ordens dos policiais e os apelos dos familiares e avançou contra rapaz para atacá-lo. Diante da investida contra a vida do rapaz, só restou como alternativa aos militares, agir em legítima defesa da vítima e neutralizar o agressor, o qual foi alvejado no braço e na perna, fazendo cessar o ataque, após o que, foi imediatamente socorrido ao hospital de Base. A irmã do autor informou que pressupõe que ele tenha sofrido algum tipo de surto, pois já há alguns dias, tem demonstrado comportamento cada vez mais agressivo, culminando com episódios de violência contra a esposa na data de ontem (25), a propria mãe e a irmã do acusado, ambos na data de hoje (26), antes do ataque ao sobrinho. O nacional encontra-se hospitalizado e estável. As vítimas foram encaminhadas para o DISEP, onde prestaram depoimento.
