
Uma operação da Polícia Federal realizada nesta terça-feira (17) desarticulou uma quadrilha especializada em roubo de cargas dos Correios e do Mercado Livre. A ação aconteceu simultaneamente em Minas Gerais e na Bahia, incluindo a cidade de Barra do Choça.
Segundo a PF, o bando atuava principalmente na BR-251, entre os quilômetros 202 e 365, onde praticavam os assaltos. Após os roubos, as cargas eram levadas para o distrito de Águas Altas, na zona rural de Cachoeira de Pajeú, MG.
As investigações começaram em 2024 e revelaram um grupo bem articulado, com divisão de tarefas, planejamento logístico e uso de técnicas para despistar a polícia. Os criminosos usavam roupas para esconder tatuagens, balaclavas, rádios comunicadores, lanternas potentes e até bombas para bloquear a pista e obrigar os motoristas a parar.
A PF classificou a quadrilha como altamente sofisticada, usando vários tipos de armas, como pistolas, revólveres e espingardas para cometer os crimes.
Durante a operação batizada de Cargas D’Água, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Cachoeira de Pajeú (MG), Santa Cruz de Salinas (MG) e em Barra do Choça (BA). O nome da operação faz alusão ao local onde os suspeitos se escondiam e usavam como base para armazenar e redistribuir os produtos roubados.